notícias & releases

Taxas de juros 2024 – balanço anual do Procon-SP

A taxa média do empréstimo pessoal ficou maior do que a do ano passado

Publicado em 23 de dezembro de 2024

São Paulo, dezembro de 2024 – Levantamento realizado pelo Procon-SP, aponta que a taxa de juros em 2024 foi de 7,91% a.m., indicando acréscimo de 0,13 ponto percentual em relação a 2023 – uma variação positiva de 1,67%. Sendo que a taxa média do cheque pessoal foi a mesma do ano anterior.

O comparativo anual é efetuado com base nas pesquisas mensais realizadas pelo Procon-SP, captando as taxas de juros máximas pré-fixadas para as modalidades empréstimo pessoal e cheque especial, praticadas no dia da coleta, para pessoa física não preferencial, independente do canal de contratação, sendo que para o empréstimo pessoal o prazo do contrato é de 12 meses e para o cheque especial o período é de 30 dias.

O levantamento anual envolveu seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Empréstimo Pessoal

A taxa média do empréstimo pessoal em 2024 foi de 7,91% a.m., indicando acréscimo de 0,13 ponto percentual (variação positiva de 1,67%) em relação à taxa média de 2023, que era de 7,78% a.m. O ano iniciou com taxa média, entre os bancos pesquisados, de 7,95% a.m. e finalizou com 7,90% a.m., registrando variação negativa de 0,63%. O banco que apresentou a maior taxa média anual de empréstimo pessoal foi o Santander, com 9,99% a.m. Tendo a Caixa Econômica Federal, a menor taxa média anual com 5,56% a.m. A variação entre a maior e a menor taxa foi de 79,68%.

Cheque especial

A taxa média do cheque especial em 2024 foi de 7,96% a.m., mesma taxa média anual do ano anterior. Os bancos praticaram a mesma taxa em todo o ano. As instituições financeiras que apresentaram a maior taxa média anual de cheque especial foram Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander, com 8,00% a.m. A instituição que apresentou a menor taxa média anual foi o Banco do Brasil, com 7,73% a.m. A variação entre a maior e a menor taxa foi de 3,49%.

O empréstimo pessoal apresentou alta dos juros quando comparado com a taxa média do ano anterior. Enquanto, que na modalidade do empréstimo pessoal há grandes variações percentuais entre os bancos da amostra, verificamos que quase a totalidade da amostra pratica a taxa máxima do cheque especial estipulada na Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019 do Banco Central do Brasil, ou seja, 8% ao mês (pessoa física).

Veja aqui a pesquisa completa e analise detalhada.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP
imprensa@procon.sp.gov.br
Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.
Instagram YouTube | Facebook | X | LinkedIn | Threads BlueSky