notícias & releases

Taxa de juros

Pesquisa do Procon-SP constata que não houve alteração no mês de maio

Publicado em 18 de maio de 2020

Pesquisa de taxa de juros realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do @proconsp, constatou que, em maio, a taxa média do empréstimo pessoal e do cheque especial não tiveram alteração em relação ao mês anterior.

O levantamento, realizado em 7 de maio, envolve os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

No Empréstimo Pessoal a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,11% a.m. e no Cheque Especial, 7,56% a.m., Em ambas as modalidades de crédito não houve alteração das taxas praticadas pelas instituições, permanecendo iguais às praticadas ao mês anterior.

Importante ressaltar que, o Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06/01/2020.

Especialistas do @proconsp alertam que, embora a taxa de juros do cheque especial esteja limitada e o COPOM tenha mantido sua política de redução da taxa Selic, na prática, os juros, tanto do cheque especial quanto do empréstimo pessoal continuam elevados.

Se antes da pandemia o consumidor já deveria ficar atento ao contratar um empréstimo e, se possível, adiar um pouco mais sua decisão, agora que muitos estão vendo seus rendimentos congelar ou mesmo diminuir, evitar contrair empréstimos deve ser prioridade já que a economia atravessa um momento de grandes incertezas. Caso emprestar seja inevitável, além de buscar as menores taxas, o consumidor deve procurar negociar ainda mais a redução dos juros antes de contratar.

Veja aqui a pesquisa completa

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

E-mail: imprensa@www.procon.sp.gov.br

(11) 3824-7276 / 7277 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui