notícias & releases

Taxa de conveniência

Pesquisa revela que 96% dos entrevistados que já compraram ingressos pela Internet pagaram esta taxa

Publicado em 19 de junho de 2019
Levantamento feito pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, revela que 49,19% (518) dos 1.053 entrevistados responderam que já compraram ingressos pela Internet e, a grande maioria pagou a taxa de conveniência, 95,75%. Também a grande maioria, 84,07%, não considerou ter havido real “conveniência” já que o pagamento da taxa não evitou transtornos como enfrentar fila para retirar o ingresso, dentre outros.
 
A pesquisa constatou ainda que, dentre os que pagaram a taxa de conveniência, 44,56% (221) também já pagaram outra taxa como, por exemplo, de Serviço e de Entrega.
 
O levantamento também buscou captar se o consumidor tem conhecimento da decisão do Superior Tribunal de Justiça – STJ, proferida em março deste ano, considerando ilegal a cobrança da taxa de conveniência na venda on-line de ingressos para shows e eventos. O resultado foi que, 49,81% dos entrevistados desconheciam essa decisão. Além disso, quase a totalidade dos que adquiriram ingressos pela Internet após essa decisão, afirmou que pagou a referida taxa.
 
A conclusão do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola Paulista de Defesa do Consumidor do Procon-SP, setor que realizou a pesquisa, é que a questão ainda não foi pacificada. Os consumidores estão sendo cobrados por taxas que muitas vezes recebem denominações variadas, mas que têm o mesmo efeito: um acréscimo no valor do ingresso sem real contrapartida ou garantia de que a compra pela Internet lhe valide um tratamento diferenciado ou evite os transtornos de uma compra presencial.
 
O questionário contendo perguntas relacionadas à taxa de conveniência na compra de ingressos pela internet foi disponibilizado no site da fundação entre os dias 11 e 17 de junho.
 
Veja aqui o resultado completo da pesquisa.
 
 
Reunião de Diagnóstico, Prevenção e Solução
 
Em continuidade ao ciclo de reuniões com setores, a fundação irá se reunir, na próxima segunda-feira (24/6), com empresas que vendem ingressos pela internet para discutir a cobrança da taxa de conveniência.
 
Foram convidadas 43 empresas do setor com objetivo de construir efetivas propostas de solução das demandas de caráter coletivo e individual homogêneo.
 
Serviço:
Data/horário: 24/6 às 16h
Local: auditório da Fundação Procon-SP – Rua Barra Funda, n.º 930 – 1.º andar – Barra Funda – São Paulo – SP.
 
 
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui