notícias & releases

Superendividamento

Procon capacita conveniados contra superendividamento

Publicado em 28 de setembro de 2017
Nas grandes cidades ou na zona rural o superendividamento tem causas semelhantes. Falta informação sobre os direitos do consumidor que se soma à dificuldade para estabelecer e controlar o orçamento doméstico.

Oswaldo Napoli do Couto (Procon Santos) estima que 10% da população da sua cidade esteja superendividada. Luiz Marcelo Prestes, especialista do Núcleo de Tratamento do Procon-SP, explica que   nem a zona rural escapa.  Segundo ele, nas praças e no campo há vendedores que oferecem todo tipo de produto, assim como o empréstimo necessário para o pagamento. Tamanha “facilidade” acaba se transformando num verdadeiro drama quando as contas não fecham.

As queixas nesse sentido são constantes e, por isso, a Diretoria de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP retoma os cursos de capacitação para atendimento desses consumidores através dos Procons conveniados. Diógenes Donizete – coordenador do Núcleo – diz que as negociações com as instituições credoras através dos Procons acontecem em outro nível, permitindo resultados mais favoráveis ao consumidor. A gerência local tem uma autonomia limitada, explica o especialista. 
 
O curso de capacitação tem carga horária de 15 horas, divididas em dois dias consecutivos. Serve para atualização de quem já faz esse atendimento, mas visa especialmente a formação daqueles que assumiram os Procons Municipais após a posse dos novos prefeitos no início do ano.

“A Fundação Procon-SP não teria como ampliar esse atendimento, tão necessário nesse momento, sem a ajuda os Procon municipais”, disse João Marcelo Fiorese Gonçalves – diretor de Relações Institucionais.