notícias & releases

<?php the_title( '

', '

' ); ?>

Frase destaque ou subtítulo da notícia.

Publicado em
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do centro de Integração da Cidadania, unidade Oeste, em parceria com a Fundação Procon, por meio do Núcleo de Tratamento do Superendividado, realiza nesta sexta-feira (28/07) o “Primeiro Tratamento do Superendividado na Periferia”. A ação acontecerá das 9h às 16h, no próprio CIC, localizado na Estrada de Taipas, nº 990, Jardim Pan-americano, bairro Jaraguá, Capital.  A ação conta com o apoio do Serasa e do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
 
As renegociações serão feitas  para os consumidores que estão com problemas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimos e financiamentos. Não serão tratadas débitos de IPTU, IPVA, IR (impostos em geral); dívidas com pessoas físicas (particulares); pensão alimentícia; e contratos imobiliários (financiamento de imóveis, aluguéis, condomínio, etc.).
 
Durante a ação, não serão renegociadas dívidas de impostos em geral, como IPTU, IPVA e IR; dívidas com pessoas físicas (particulares); de pensão alimentícia; e de contratos imobiliários (financiamento de imóveis, aluguéis, condomínio, etc.).
 
De acordo com a diretora do CIC, Edilaine Daniel, a ação também tem como objetivo trabalhar com a Educação Financeira, uma vez que os consumidores terão orientações de como administrar seu dinheiro.
“A realização do evento dentro do bairro irá contribuir positivamente com a relação entre a comunidade que reside no entorno do CIC, os órgãos públicos e a iniciativa privada, desenvolvendo desta forma uma parceria de políticas públicas para o atendimento com qualidade ao cidadão”, afirma Edilaine. “O CIC está situado em uma região periférica, distante do centro, e com esse serviço, as pessoas dessa área da cidade podem regularizar suas pendências financeiras sem ter despesa com transporte, por exemplo”, concluiu.
 
Durante todo o dia, os funcionários do Procon farão a coleta de dados dos consumidores e realização as entrevistas.  Em seguida, as informações serão encaminhados para as tratativas de renegociação. 
 
Os interessados deverão apresentar cópia do RG e do CPF; cópia do comprovante de endereço; extrato do SCPC/Serasa; cópia dos três últimos holerits (caso tenha trabalho registrado); e cópia dos contratos a serem renegociados. Não serão aceitos documentos originais.
 
Para agilizar o processo, o Procon elaborou uma planilha orçamentária para o consumidor preencher com todos seus gastos mensais e levar no dia da ação. A tabela está disponível na internet. Clique aqui.
 
O Serasa vai disponibilizar consulta de CPF e o consumidor saberá o nome do credor e como contatá-lo. Além disso, a população poderá fazer o Cadastro Positivo, que é um indutor do bom comportamento e um antídoto contra o superendividamento.
 
Na ocasião, a população também contará uma equipe do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que prestará orientação aos consumidores sobre como regularizar seus débitos e distribuirá materiais de economia financeira como a “Cartilha do Orçamento Doméstico” e o Guia “Dicas de ouro para economizar em tempos de crise”.
 
Haverá, ainda, palestra de orientação financeira com o tema: “Como controlar seu orçamento doméstico e realizar seus sonhos. A palestra será proferia por voluntários do Programa de Educação Financeira da Boa Vista SCPC.
 
Durante a ação, não serão renegociadas dívidas de impostos em geral, como IPTU, IPVA e IR; dívidas com pessoas físicas (particulares); de pensão alimentícia; e de contratos imobiliários (financiamento de imóveis, aluguéis, condomínio, etc.).
 
O CIC
O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania. Nas unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, Imigrantes, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus e São Vicente), localizadas em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, e acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Serviço:

I Tratamento do Superendividado na Periferia
Quando: 28 de julho de 2017 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local:  CIC Oeste – Estrada de Taipas, nº 990, Jardim Pan-americano, bairro Jaraguá, Capital.