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Procon-SP retoma programa de Planos de conformidade com grandes empresas para reduzir reclamações e melhorar o atendimento ao consumidor

Iniciativa convidou 20 instituições com maior volume de reclamações; metas são indicadas pelas próprias empresas e serão monitoradas

Publicado em 2 de setembro de 2024

A Fundação Procon-SP retomou a negociação de planos de conformidade com 20 empresas de diversos setores, que estão entre as que mais têm reclamações registradas. Esta iniciativa tem o objetivo de reduzir a quantidade dessas reclamações, ampliar o índice de resolução dos problemas e ainda aumentar a quantidade de soluções obtidas já nos serviços próprios de atendimento aos consumidores.

Dentre estas empresas, 8 são do setor financeiro e já apresentaram suas propostas – Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Nubank, Banco PAN e Santander – que consistem em reduzir entre 1% e 5% o volume de reclamações registradas no Procon-SP e melhorar entre 1% e 5% o serviço de atendimento aos clientes nos próximos 12 meses.

Na média, o compromisso dos bancos é de uma redução de -3,13% nas reclamações registradas no Procon-SP; aumento no índice de resolução de problemas de 3,06% e aumento de +3 p.p. no volume de soluções de problemas nos respectivos serviços de atendimento ao consumidor – SAC.

Estas metas, assumidas de forma voluntária pelos participantes, poderiam ser mais arrojadas, tendo em vista o teor das demandas, além de ser uma excelente oportunidade de as instituições melhorarem o relacionamento com seus consumidores, abrindo novas oportunidades de interação e até de comercialização de seus serviços”, avalia Elaine Cruz, diretora de Atendimento e Orientação da Fundação Procon-SP.

Esta iniciativa marca a retomada de uma estratégia de diálogo com as empresas que mais têm reclamações registradas no Procon SP Digital. Com isso, a fundação espera conseguir maior equilíbrio nas relações de consumo, já que no entendimento do órgão estadual paulista de defesa do consumidor, as instituições que aceitaram o compromisso, ainda que modesto, estarão investindo concretamente nos seus processos e serviços de atendimento de seus consumidores.

Ao concordarem com este plano de conformidade as empresas participantes têm um compromisso público de redução do volume de reclamações, o que será conseguido se as equipes responsáveis aprofundarem suas análises em relação à natureza das demandas para compreender princípios e raciocínios que levam os seus consumidores a reclamar”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

As próximas empresas que estão sendo convidadas para adotar um plano de conformidade com o Procon-SP são do segmento de varejo – telefonia, e-commerce, aplicativos, planos de saúde e plataformas de redes sociais.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP