notícias & releases

Procon-SP notifica Netbags

Empresa veicula mensagem promocional fictícia informando a morte da fundadora

Publicado em 19 de abril de 2022

O Procon-SP notificou a Triade Empreendimentos em Vendas Digitais – responsável pela netbags.com.br – pedindo explicações sobre uma mensagem veiculada no site informando sobre a morte da fundadora da empresa.

De acordo com a página, que vende bolsas de luxo a preços promocionais, a mensagem seria um recurso de marketing, tratando-se de história fictícia que teria como objetivo criar “uma experiência marcante e única de compra”. Ver aqui.

De acordo com a página, que vende bolsas de luxo a preços promocionais, a mensagem seria um recurso de marketing, tratando-se de história fictícia que teria como objetivo criar “uma experiência marcante e única de compra”.

A empresa deverá esclarecer com qual objetivo optou por referida estratégia de marketing e se recebeu reclamações de consumidores que se sentiram lesados – quantas foram as demandas e como foram tratadas.

“Houve uma tentativa de criar comoção com uma história que não é real que pode ter levado muitas pessoas a decidirem pela compra”, afirma o diretor executivo do Procon-SP, Guilherme Farid. Para Farid, a prática de contar uma história fictícia para atrair o consumidor é abusiva, além disso a empresa deve dar explicações para outros problemas e questionamentos apontados por consumidores.

Autenticidade dos produtos

A Triade deverá explicar se os produtos divulgados no site são produzidos pela empresa e, no caso de comercialização de itens de outros fabricantes, como o consumidor pode confirmar a sua autenticidade. O Procon-SP pede apresentação de documentos de aquisição junto aos fabricantes nos últimos seis meses.

A Triade deverá informar ainda quem são os representantes legais da empresa.

Reclamações nas redes sociais

De acordo com notícias divulgadas pela imprensa, consumidores reclamam nas redes sociais de problemas como atraso e entrega de produto diferente do ofertado, além de denúncias de que os produtos seriam falsificados.

As explicações deverão ser prestadas até o dia 25/4.

Procon-SP

Assessoria de comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui