notícias & releases

Procon-SP, Ipem-SP e Polícia Civil fiscalizam postos da capital para verificar diversas legislações

Dentre os estabelecimentos fiscalizados, sete foram autuados pelo Procon-SP e cinco pelo Ipem-SP

Publicado em 24 de junho de 2024
O Procon-SP e Ipem-SP, instituições vinculadas à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizaram nos dias 18 e 19, em parceria com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) da Polícia Civil, uma operação de fiscalização em postos de combustível da capital paulista. No total, nove estabelecimentos foram vistoriados pelas equipes.
O Procon-SP encontrou irregularidades em sete locais – problemas com a informação de preços (inadequação na informação de preços promocionais e falta de ostensividade na informação dos preços dos combustíveis); produto com validade vencida; distribuidor informado nas bombas diferente das notas fiscais; ausência de informação do distribuidor nas bombas; não apresentação de nota fiscal de aquisição dos combustíveis.
Além disso, em dois postos as equipes constataram a comercialização de combustível em desconformidade com os parâmetros indicados na legislação vigente, o que fez com que as respectivas bombas fossem interditadas.
Já os fiscais do Ipem-SP, que tem como objetivo combater irregularidades e fraudes nas bombas medidoras dos postos de combustíveis, encontraram problemas em cinco locais. Foram verificados um total de 83 bombas medidoras de combustíveis e encontrados erros em 12.
Todos os estabelecimentos que apresentavam irregularidades foram autuados e poderão ser multados, assegurando-se o direito à ampla defesa, nos termos da legislação.
A ação faz parte de um programa de ações conjuntas desenvolvidas pelas instituições para verificar o cumprimento de regras que impactam diretamente o consumidor. E contam sempre com o apoio de unidades do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania da Polícia Civil.
Assessoria de Imprensa | Procon-SP