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Procon-SP faz pesquisa sobre o conhecimento do consumidor sobre os seus direitos

Estudo inédito revela que, apesar de 90% dos entrevistados considerarem o Código de Defesa do Consumidor eficaz, ainda há um grande percentual de consumidores que não conhecem o significado de direitos básicos

Publicado em 11 de março de 2024

Em enquete realizada pelo Procon-SP com 1.525 consumidores que acessaram o site oficial entre os dias 8 a 27 de fevereiro, informações importantes foram geradas para o entendimento do nível geral de compreensão sobre os direitos garantidos pela Lei Federal 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor – CDC, 33 anos após sua entrada em vigor.

Por um lado, a maior parte dos entrevistados – 90% do total – responderam que consideram o Código de Defesa do Consumidor (CDC) uma legislação eficaz para proteger os seus direitos.

Mas, ainda é preciso avançar no entendimento de conceitos básicos como saber identificar o que é uma cláusula abusiva (57% das respostas) ou o que significa recall de produtos (48%).

A enquete apresentou perguntas sobre o conhecimento deles sobre alguns dos direitos básicos previstos na lei – como venda casada, direito ao arrependimento em compras online, garantia legal e garantia estendida; publicidade enganosa, cláusula abusiva, as regras para fazer uma troca e recall; além de questionar se o CDC já havia sido usado para resolver algum problema e se os respondentes já haviam recorrido ao Procon-SP.

Veja aqui o relatório completo

Uma das novidades desta enquete feita pelo Procon-SP foi que a cada questão respondida, era apresentada ao participante uma explicação sobre aquele tema, com o objetivo de aumentar o nível de entendimento, sendo, portanto, ao mesmo tempo uma consulta e uma ação educativa.

Nós do Procon-SP avaliamos que os trabalhos de educação e orientação devem ser constantes e cada vez mais queremos adotar novos formatos para passar as informações e ampliar o nível de compreensão dos consumidores sobre os seus direitos”, explica Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

Sobre a pesquisa

A enquete com doze questões foi disponibilizada no site e nas redes sociais do Procon-SP de 8 a 27 de fevereiro; foi respondida espontaneamente por 1.525 pessoas. Após cada resposta o consumidor tinha acesso a um curto texto de orientação sobre o tema abordado na questão.

Os resultados serão usados para desenvolver ações de educação para o consumo, como materiais educativos, cursos e palestras oferecidos pelo Procon-SP.

No dia 11 de março faz 33 anos que o Código de Defesa do Consumidor – Lei Federal 8.078/90 – entrou em vigor. Considerado um dos instrumentos legais mais avançados até hoje, é uma importante ferramenta para a harmonização das relações de consumo e a proteção dos diretos dos consumidores.

Assessoria de Comunicação | Procon-SP