notícias & releases

Procon-SP envia ofício à Febraban

Procon-SP manifesta preocupação com os assaltos a bancos ocorridos em Criciúma, Cametá e Araraquara e pergunta sobre medidas que coíbam novos episódios

Publicado em 17 de dezembro de 2020

O Procon-SP encaminhou ofício à Federação Brasileira de Bancos – Febraban manifestando sua preocupação com os recentes assaltos que aconteceram em Criciúma (Santa Catarina), Cametá (Pará) e Araraquara (São Paulo). Os episódios, que tiveram forte ação armada, geraram incêndios, bloqueios de ruas e acessos às cidades envolvidas, uso de reféns como escudos e resultaram em feridos e mortos.

O documento foi encaminhado com o objetivo de solicitar à principal entidade representativa do setor bancário brasileiro que analise e se manifeste sobre a adoção de medidas que zelem pelos direitos dos consumidores, especialmente os hipossuficientes, lembrando que um dos princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor é a segurança na prestação e oferta dos serviços bancários.

No entendimento do Procon-SP, com a evolução da tecnologia, novas medidas que inibam ações criminosas podem ser aplicadas. “Essas ações violentas de quadrilhas poderiam ser evitadas com medidas tão simples, como dispositivos de autodestruição e rastreamento, que é caso de responsabilizar os bancos por essa lamentável omissão”, defende Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

O Procon-SP pergunta sobre o que está sendo feito para que eventos como esses sejam coibidos e sobre quais procedimentos serão implementados para dar mais segurança e eficiência ao serviço bancário e minimizar os prejuízos individuais e coletivos sofridos pelos consumidores.

É solicitado ainda que a federação explique quais os mecanismos e dispositivos antifurto aplicados pelas instituições financeiras associadas e quais, de forma geral, os critérios de utilização destes dispositivos.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui