notícias & releases

Procon-SP encaminha ofício ao Banco Central

Órgão de defesa pede informações acerca do vazamento de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob responsabilidade da empresa Acesso

Publicado em 25 de janeiro de 2022

O Procon-SP encaminhou nesta segunda-feira (24/1) um ofício ao Banco Central do Brasil pedindo esclarecimentos a respeito de um vazamento de mais de 160 mil chaves Pix que estavam sob a guarda da empresa Acesso Soluções de Pagamento S.A. A informação consta de comunicado público divulgado no site da instituição.

Com o objetivo de proteger os consumidores usuários do sistema de pagamento Pix, o órgão de defesa pede que o BC esclareça qual a relação jurídica que mantem com a empresa Acesso; quantos usuários no Estado de São Paulo foram afetados pelo vazamento; se foram informados individualmente sobre o problema e como essa informação foi (ou será) disponibilizada.

Prejuízo aos usuários

O Procon-SP pergunta se a utilização indevida dos dados vazados pode trazer prejuízo aos usuários; se já há registro ou relato de prejuízos sofridos em razão do ocorrido; como um usuário que for vítima de algum prejuízo deve proceder; e se quem teve os dados vazados deve adotar alguma providência imediata junto ao BC ou a sua instituição financeira.

Informações sobre um plano de ação que o BC adotou – ou irá adotar – para evitar a utilização indevida dos dados vazados também foram solicitadas.

Procon-SP

Assessoria de comunicação