Procon-SP divulga cadastro das empresas mais reclamadas em 2024
No ano passado, a Fundação realizou quase 900 mil atendimentos (somando-se alguns Procons municipais); mais de 250 mil reclamações precisaram de auxílio dos especialistas; Yeesco, Enel Eletropaulo e Hurb Technologies foram as mais reclamadas
São Paulo, 14 março de 2025 – O Procon-SP divulgou nesta sexta-feira (14) a lista das empresas que mais tiveram reclamações registradas em sua plataforma ao longo de 2024, destacando aquelas mais de 250 mil em que foi preciso o auxílio de um especialista para ajudar o consumidor, incluindo sessões de conciliação entre consumidores e fornecedores.
Pela primeira vez, também estão sendo divulgados dados de Procons municipais conveniados que já utilizam a plataforma Procon-SP Digital nos registros das queixas dos clientes de suas cidades.
De todas as reclamações, 255.536 (238.995 feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 nos 71 Procons Municipais participantes) não foram resolvidas em um primeiro contato e se transformaram em um processo administrativo (reclamações fundamentadas), que forma a base da lista divulgada anualmente, e que geram os índices de insatisfação.
Os índices de resolução nesta “segunda fase” do processo, em termos gerais, seguem abaixo das expectativas. Em 2024 apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram resolvidas, ante 31,7% de soluções dos processos no ano anterior (220.167) – queda de 2,6 pontos percentuais.
Já o percentual de resolução na segunda fase nos Procons municipais, foi de 54,1% (16.541 reclamações em 71 Procons municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons municipais participantes) em 2023.
Quanto à quantidade de “fundamentadas”, de 2023 – que teve um total de 220.167 – para 2024 (total de 255.536) houve um aumento de 16%
As três empresas que mais tiveram reclamações não resolvidas na primeira fase e se transformaram em um processo administrativo, requerendo o auxílio de um especialista do Procon-SP, em 2024, foram: Yeesco (loja online que comercializa roupas e acessórios), com 10.647 queixas; Enel Eletropaulo (concessionária de distribuição de energia elétrica na Capital e região Metropolitana de São Paulo) com 8.508 reclamações; e pela plataforma de turismo Hurb Technologies, com 7.554 registros.
Quanto ao índice de solução, a Yeesco resolveu apenas 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo apresentou resposta favorável para apenas 16,4%; e a Hurb Technologies resolveu apenas 0,3%;
Lembrando que estas três empresas foram, em algum momento, multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação – Yeesco no início deste ano, Enel em 2024 (duas vezes) e a Hurb, em 2023.
A divulgação das empresas com mais “reclamações fundamentadas” no ano anterior é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor e uma importante ferramenta para consumidores utilizarem quando forem adquirir um produto ou serviço; e para fornecedores, que podem utilizar as informações de forma estratégica para aprimorar suas dinâmicas de atendimento ao consumidor e, em muitos casos, até para a melhoria de produtos ou serviços.
“Estes dados revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os seus consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes. Parte considerável destas reclamações têm origem na dificuldade de contato, como, inclusive, já identificamos por meio de consultas junto aos consumidores realizadas em duas oportunidades ao longo do ano passado. Este trabalho contínuo do Procon-SP se consolida nesta divulgação, que pode ser uma ótima oportunidade para as empresas revisarem suas dinâmicas e canais de atendimento”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.
Outros números
Em 2024 o Procon-SP realizou mais de 801 mil atendimentos (entre reclamações, orientações e interações em redes sociais) contra mais de 760 mil em 2023.
Do total de reclamações em primeira fase, 679 mil feitas diretamente no Procon-SP e 81 mil nos Procons municipais, 60,8% e 64,6% respectivamente, foram resolvidas na “1ª fase” (quando as empresas atendem às demandas logo após serem informadas da queixa).
Apenas considerando os registros de reclamações (sem os atendimentos), foram 679 mil em 2024 e 672 mil em 2023, com índice de solução respectivamente de 60,8% e 58,0% – melhoria de 2,8 pontos percentuais na solução dos problemas já no primeiro contato entre o consumidor e o fornecedor feito de imediato pela plataforma ProconSP Digital.
Já em relação aos processos não resolvidos nesta primeira fase, houve uma queda nos índices de resolução: enquanto no ano passado, das 238.995 reclamações transformadas em processos, 29,1% foram atendidas, em 2023, o índice foi de 31,7% das 207.220 queixas.
Novidade: Dados de Procons municipais conveniados
Em 2024, 71 Procons Municipais passaram a integrar esta relação; assim os atendimentos deles e do Procon-SP, somaram 898.367 entre reclamações, denúncias e pedidos de orientação – considerando as que foram formalizadas diretamente no site e interações pelas redes sociais.
Ao todo existem 378 Procons municipais conveniados em todo o Estado, dos quais 86 já utilizam a plataforma Procon-SP Digital; destes, 71 integram o presente cadastro e 35 tiveram seus dados incluídos nas informações de 2023.
Acesse os relatórios completos
Os setores que tiveram mais Reclamações Fundamentadas foram o de venda de produtos diversos como eletrodomésticos e eletrônicos, itens de telefonia e informática, automotivos e de empresas que vendem itens de varejo – 33,4% do total; o de serviços privados de turismo/viagens, educação, apps de transporte e companhias aéreas – 23,8% do total.
E foram seguidos por instituições financeiras (22,2%) e de serviços essenciais regulados como concessionárias de distribuição de energia elétrica, gás, saneamento básico e telecomunicações (9,6%).
Perfil do consumidor nas Reclamações Fundamentadas do Cadastro do Procon-SP
Especificamente, quanto às “reclamações fundamentadas” do Procon-SP (sem incluir as registradas junto aos Procons Municipais), mais da metade dos consumidores que registram reclamações é de mulheres: 54% dos registros feitos no atendimento à distância e 56% no atendimento presencial. Os homens respondem por, respectivamente, 46% e 43,5%.
No atendimento feito à distância, as faixas etárias que predominam são de consumidores entre 31 e 40 anos (35%); entre 41 e 50 anos (25%); e entre 21 e 30 anos (22%). Já no atendimento presencial, a maior parte do público concentra-se em faixas etárias mais avançadas: entre 61 e 70 anos (28%); entre 51 e 60 anos (21%) e entre 71 e 80 anos (17%).
Estes dados comprovam a preferência dos consumidores mais jovens pelas ferramentas digitais, enquanto que a população mais idosa prefere o atendimento presencial, no qual os especialistas conseguem, na mesma visita, auxiliar no registro da reclamação e prestar orientações.
No que diz respeito à região do consumidor, 72,5% reside na região metropolitana de São Paulo e 27,5% no interior e no litoral, lembrando que os serviços do Procon-SP são gratuitos e estão disponíveis para 100% dos moradores do Estado de São Paulo através da plataforma on-line. Já no atendimento presencial do Procon SP, 95% dos consumidores residem na capital.
Primeiras Colocadas nos Últimos 5 Anos do Cadastro do Procon-SP
2024 – Yeesco
2023 – Hurb Technologies
2022 – Faci.ly
2021 – Eletropaulo – Enel
2020 – Eletropaulo – Enel
Recorte Regional
Neste ano, o Procon-SP divulga também o Cadastro de Reclamações Fundamentadas com um recorte específico para as reclamações originadas de 71 Procons municipais conveniados à Fundação Procon-SP e integrados à plataforma ProconSP Digital, que prestam atendimento e orientação à população de suas cidades. O total de Reclamações Fundamentadas nestes municípios foi de 16.541.
As três empresas que ficaram nas primeiras colocações no ranking dos Procons Municipais foram: Bradesco (637 reclamações e índice de solução de 59,5%); Itaú Unibanco (505 reclamações e índice de solução de 47%); e Sabesp (484 reclamações e índice de solução de 73%).
“Esta é uma medida importante que estamos introduzindo na divulgação anual das reclamações, pois permite que nossos núcleos regionais desenvolvam estratégias de orientação e fiscalização mais adequadas às diferentes realidades em cada uma das áreas, cujas demandas e hábitos de consumo têm algumas características específicas”, complementa Orsatti.
Assessoria de Comunicação | Procon-SP
Atenção: Este e-mail é exclusivo para o atendimento à imprensa. As reclamações devem ser registradas na área de cadastro específica, para que possam ser analisadas pelos especialistas e encaminhadas às empresas.
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