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Procon orienta varejistas

Publicado em 16 de novembro de 2017
No último dia 9, a quinze dias da  Black Friday, representantes da Fundação Procon-SP  se reuniram com alguns dos principais associados do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) para orientá-los a fim de evitar práticas que possam se transformar em infrações e autuações por parte do órgão. O IDV reúne 74 empresas e entre elas estão as maiores varejistas do mercado.
Desde setembro, o Procon-SP está monitorando preços dos produtos nos sites mais procurados, mas essa não é a única preocupação da equipe de fiscalização. Confira algumas das recomendações feitas aos varejistas.

  1. Reserva de produto e garantia de compra – produto é reservado com a confirmação do pagamento e sairá do estoque
  2. Tempo razoável para conclusão da compra – esse tempo deve ser informado para que o consumidor não fique navegando a procura de outras ofertas e perca o direito de ficar com o escolhido.
  3. Cancelamento – tem que ser feito imediatamente à solicitação, conforme decreto do Comércio Eletrônico.
  4. Cumprimento da publicidade – se a empresa divulgar descontos de até 70%. Deverá colocar a venda produtos com esse percentual.
  5. Market Place – o nome do parceiro precisa ser destacado. O fornecedor confia na marca e se o parceiro é quem vende, o consumidor precisar saber disso.
Nas lojas físicas  também serão observados outros cuidados.

  1. Deverá informar o preço anterior a promoção e o valor final a ser pago pelo consumidor;
  2. Precificação por código de barras: no leitor ótico deve aparecer o preço anterior e final, já com desconto, para o consumidor.
  3. Cartões fidelidade – informação clara e ostensiva de que a oferta é exclusiva para os detentores desses cartões
  4. Descumprimento da oferta; consumidor deve ser informado quando produto estiver esgotado.
A exemplo do que já fez em outras edições, a Fundação Procon-SP fará plantão especial de monitoramento e orientação entre às 19h00 do dia 23 de novembro até 22h00 do dia 24.

Atenção Consumidor

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