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Problemas no câmbio PowerShift

Procon-SP notificou a Ford, montadora estendeu a garantia para cinco anos e irá realizar reparos

Publicado em 22 de janeiro de 2016

Após receber reclamações de consumidores a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, notificou a Ford Motor Company Brasil sobre problemas no câmbio PowerShift, dos modelos New Fiesta, Focus (incluindo FastBack e Titanium) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora em 26/11/2015, e a resposta protocolada no Procon-SP em 18/12/15, reconhecendo que existem falhas no sistema PowerShift e que irá informar os clientes via carta comum ou mala direta, para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.

O defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores nas redes sociais, em matérias na imprensa e, também, registradas no Procon-SP. Ainda segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus.

Problema relatado

O PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com transmissão de seis velocidades que tem apresentado falhas em três diferentes modelos da marca. Segundo relatos dos consumidores o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e super aquecimento no sistema. O PowerShift integra modelos da marca fabricados em 2013 e 2014. Essas falhas, ainda segundo os consumidores, levam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder. Com relatos de perda de força, especialmente em aclives, e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas. Outros relatos informam super aquecimento do câmbio.

Reposta da Ford ao Procon-SP

Em resposta protocolada no Procon-SP, a montadora reconhece o problema e afirma que irá realizar os reparos nos veículos envolvidos – sem custos para o consumidor – e, também, estender a garantia de três para cinco anos, ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. A Ford indicou em sua resposta ao Procon-SP que oferecerá a extensão da garantia contratual exclusivamente para os veículos Ford New Fiesta e Ford EcoSport 2013 e 2014 e Ford Focus 2014, equipados com o sistema PowerShift de seis velocidades. Ainda segundo a montadora os proprietários dos veículos envolvidos receberam comunicado via carta comum ou mala direta a extensão da garantia. Os consumidores devem estar atento ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário. E solicitar tal comunicado à montadora caso não o tenha recebido.

Caso os veículos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, eles deverão ser atendidos normalmente – e sem custos – com a realização de reparos ou troca do sistema.

Veja aqui a resposta da montadora.

Consumidores devem denunciar problemas não solucionados ao Procon-SP

A Fundação Procon-SP recomenda que todos os proprietários da marca e modelos envolvidos agendem revisões nas concessionárias da Ford para revisarem seus veículos, caso já tenham constatado o problema ou ele seja detectado na revisão devem formalizar por escrito reclamação junto a montadora, guardando número de protocolos, mensagens enviadas, áudios e qualquer outra forma de comprovação.

Canais de atendimento:

www.procon.sp.gov.br
www.facebook.com/proconsp
twitter.com/@proconspoficial
http://educaproconsp.blogspot.com.br

Orientação

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Fundação Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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