notícias & releases

Preço de medicamento

Procon-SP participa de Audiência Pública sobre regulação do preço de remédios na Câmara dos Deputados

Publicado em 14 de dezembro de 2023

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (13) uma Audiência Pública para discutir o modelo de regulação dos preços dos remédios no Brasil, a partir da constatação de que a tabela de Preço Máximo ao Consumidor (PMC), estabelecida pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), está deslocada da realidade e precisa de uma revisão.

Com a participação de representantes da indústria farmacêutica, de laboratórios, farmácias e planos de saúde, além da Secretária-executiva da CMED, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e do Procon-SP, a Audiência teve por finalidade discutir principalmente os descontos oferecidos por farmácias nas compras de medicamentos e a forma de reajuste da tabela da CMED.

O fator principal que chama a atenção e mereceu destaque por parte dos deputados é o elevadíssimo percentual dos descontos oferecidos pelas farmácias, a partir do PMC estabelecido pela CMED, bem como o fato de os descontos serem ofertados apenas mediante o fornecimento do número do CPF e outras informações, pelos consumidores.

Representando o Procon-SP, o diretor de Estudos e Pesquisas Carlos Coscarelli apresentou dados coletados pela Fundação em sua pesquisa anual sobre preços de medicamentos, os quais comprovam que em grande medida, os preços efetivamente praticados pelas farmácias são sempre muito abaixo do teto estabelecido pelo CMED. E que isto sugere que o uso do PMC para a concessão de descontos, seja um argumento para justificar os elevados percentuais de desconto, bem acima do que na maioria dos mercados, bem como para captar dados dos consumidores, exigidos como condição para reduzir o preço.

Ao final da Audiência o deputado Celso Russomano propôs criação de um grupo de trabalho unindo Procon-SP e CMED além de outras entidades de defesa do consumidor que queiram participar, para mapearem o mercado de medicamentos no Brasil, para o auxílio da atualização da regulação de preços de medicamentos.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP