notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Empréstimo pessoal tem alta de 0,34% em agosto e chega a 7,99% ao mês

Publicado em 11 de agosto de 2023

Levantamento realizado no último dia 3 pela diretoria de Estudos e Pesquisas do Procon-SP aponta que a taxa média de juros para empréstimo pessoal nos principais bancos comerciais do país, foi de 7,99% ao mês – um acréscimo de 0,34 p.p. em relação a julho.

Nesta modalidade, o Santander aumentou sua taxa de 7,89% a.m. para 9,99% a.m., um acréscimo de 2,10 p.p, representando uma variação positiva de 26,61%. Já o Bradesco reduziu sua taxa de 9,69% a.m. para 9,64% a.m., uma redução de 0,05 p.p, representando uma variação negativa de 0,51%. As demais instituições pesquisadas não fizeram alterações em suas taxas.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 7,96% ao mês – a mesma desde fevereiro de 2021.

Veja o relatório completo aqui.

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander são as instituições financeiras pesquisadas mensalmente pela equipe da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor e os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes (pessoa física) não preferenciais, independentemente do canal de contratação. As taxas para o cheque especial consideram um período de trinta dias de utilização e para o empréstimo pessoal, o prazo de contrato analisado é de doze meses.

O órgão de defesa recomenda que mesmo com a redução recente da taxa Selic, o consumidor deve evitar essas linhas de crédito sempre que possível, uma vez que as taxas de juros, em ambas modalidades, permanecem em patamares elevados. Caso seja realmente necessária a contratação, deve conhecer previa e detalhadamente as condições estabelecidas pelas instituições financeiras, evitando assim surpresas desagradáveis.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP