notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Levantamento do Procon-SP aponta alta de 1,04% no empréstimo pessoal; cheque especial não sofreu alteração

Publicado em 8 de abril de 2022

Pesquisa do Procon-SP constatou que o empréstimo pessoal teve alta de 1,04% em abril. A taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,77% ao mês, acréscimo de 0,07 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 6,70%.

As alterações foram constatadas no Banco do Brasil, Banco Bradesco e Banco Itaú – o Banco do Brasil alterou taxa de 5,99% a.m. para 6,17% a.m. (um acréscimo de 0,18 p.p, representando uma variação positiva de 3,01%); o Bradesco alterou taxa de 8,26% a.m. para 8,43% a.m. (um acréscimo de 0,17 p.p, representando uma variação positiva de 2,06%) e o Itaú alterou a taxa de 8,10% a.m. para 8,18% a.m. (um acréscimo de 0,08 p.p, representando uma variação positiva de 0,99%).

Já no cheque especial não houve alteração em nenhuma das instituições e a taxa média permaneceu de 7,96% ao mês. Desde fevereiro do ano passado essa taxa permanece a mesma.

O levantamento, realizado mensalmente pelo núcleo de pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, foi feito dia 4 de abril nas instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

Veja a pesquisa completa.

O Procon-SP recomenda que o consumidor evite utilizar o limite do cheque especial, já que as taxas, mesmo com a limitação de cobrança de 8%, continuam muita elevadas. Caso necessite de um empréstimo deve avaliar principalmente taxa em função do prazo do contrato, que pode variar significativamente de uma modalidade para outra, bem como, entre as instituições financeiras.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui