notícias & releases

Pesquisa de taxa de juros

Procon-SP constata alta de 0,48% no empréstimo pessoal

Publicado em 15 de julho de 2021

Pesquisa realizada mensalmente pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP constatou que em julho a taxa de juros do empréstimo pessoal teve alta de 0,48% em relação a junho. Já o cheque especial não sofreu alteração.

 

A taxa média do empréstimo pessoal dos bancos pesquisados foi de 6,29% a.m., acréscimo de 0,03 p.p em relação à taxa média do mês anterior, que foi de 6,26% a.m. – uma variação positiva de 0,48%.

 

A única instituição que promoveu alteração foi o Bradesco: de 7,22% para 7,42% a.m., representando uma variação positiva de 2,77%. Os demais bancos mantiveram suas taxas.

 

No cheque especial, a taxa média permaneceu de 7,96% ao mês. Desde fevereiro essa taxa permanece a mesma.

 

O levantamento foi feito em 5 de julho nas instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

 

Apesar da estabilidade das taxas de cheque especial, os juros dessa modalidade ainda são altos. Mesmo com mais flutuações, as taxas do empréstimo pessoal são mais baixas. O consumidor que necessita de crédito deve comparar essas modalidades de crédito com outras que ele tenha acesso, sempre tendo em mente evitar acumular dívidas que comprometam seu orçamento.

 

Veja a pesquisa completa aqui.

 

Banco Central e COPOM

 

O Banco Central do Brasil, por meio da Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, limitou a cobrança da taxa de juros do cheque especial para pessoa física em 8% (oito por cento) ao mês. A Resolução passou a vigorar em 06 de janeiro de 2020.

 

O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu na última reunião alterar, a partir de 17/06/21, a taxa Selic de 3,50% a.a para 4,25% a.a. A próxima reunião está prevista para ocorrer nos dias 03 e 04 de agosto de 2021.

 

Procon-SP

Assessoria de Comunicação