notícias & releases

Frase destaque ou subtítulo da notícia.

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 2 de agosto, aponta que, duas instituições financeiras que fazem parte do levantamento diminuíram a taxa do cheque especial e duas do empréstimo pessoal. Fazem parte da pesquisa os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.
Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,38% a.m., inferior ao mês anterior que foi de 13,46% a.m., representando uma queda de 0,08 ponto percentual.
A maior queda foi promovida pelo Santander, que alterou de 15,35% para 14,99% a.m., representando uma variação negativa 2,34% em relação a taxa de julho. A outra queda foi promovida pelo Itaú, que passou de 13,07% para 12,99% a.m., variação negativa de 0,61%.
Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,34% a.m., 0,03 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,37% a.m.
As modificações nas taxas de empréstimo foram promovidas pelo Itaú, que alterou de 6,35% para 6,27% a.m., representando uma variação negativa de 1,26% em relação ao mês anterior e, Bradesco, de 6,38% para 6,30% a.m., variação negativa de 1,25%.
Os demais bancos mantiveram suas taxas, veja o quadro comparativo.
Bancos
empréstimo pessoal
cheque especial
Banco do Brasil
5,99%
12,84%
Bradesco
6,30%
13,33%
Caixa Econômica Federal
5,70%
13,55%
Itaú
6,27%
12,99%
Safra
5,90%
12,60%
Santander
7,89%
14,99%
Confira a pesquisa completa aqui.
Especialistas do Procon-SP alertam que, apesar deste cenário de queda nas taxas de juros, antes de solicitar crédito, é importante o consumidor verificar se não consegue adequar seus gastos a sua receita, por meio de um planejamento, optando pelo corte de despesas não essenciais. Caso esse controle financeiro não seja suficiente, ele deve estudar outras modalidades de crédito oferecidas pelo mercado financeiro, avaliando, principalmente, os juros, número de parcelas e o valor total a pagar com e sem financiamento.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui