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Operação Black Friday

8 em cada 10 empresas fiscalizadas foram autuadas

Publicado em 29 de novembro de 2019

Equipes do @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, fiscalizaram nos dias 28 e 29 de novembro 41 estabelecimentos na capital e encontraram irregularidades em 33 (80%). A falta de informação foi principal problema encontrado: lojas não indicavam ao consumidor o preço anterior à Black Friday, impossibilitando a análise do desconto e apresentavam folhetos sem o destaque da marca ou modelo do produto em oferta.

Veja aqui a relação dos locais autuados.

Entre as empresas que apresentaram irregularidades estão Burger King e McDonald’s, que foram notificadas em razão do aplicativo do Mercado Pago estar inoperante, que seria o meio de pagamento para ter acesso à promoção de lanches. O McDonald’s ainda recebeu uma segunda notificação pela inoperância do próprio aplicativo, que também seria meio de acesso para ofertas exclusivas.

As empresas deverão responder a um processo administrativo e podem ser multadas.

Ranking de reclamações

No último boletim divulgado hoje, 29 de novembro, as duas redes mais reclamadas até o momento foram Burger King e McDonald’s com 43 e 40 registros respectivamente, 10,91% e 10,15%. O principal motivo de reclamação foi produto e/ou serviço indisponível com 113 registros, 28% do total.

Com atendimento especial para a Black Friday desde as 8 horas de quinta-feira (28/11), no site, aplicativo, redes sociais e telefone 151, até as 22 horas dessa sexta-feira (29/11) já foram realizados 743 atendimentos, sendo 394 registros de reclamações e 349 consultas e orientações.

Veja os dados aqui.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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