notícias & releases

Mudanças climáticas nas relações de consumo

Ações do Procon-SP ao longo de 2024 irão trazer conhecimento científico e debates com todos os setores que possam contribuir para a adequação dos direitos dos consumidores em uma nova realidade ambiental e climática

Publicado em 19 de fevereiro de 2024

As mudanças climáticas já são uma realidade e alguns impactos – ainda que pontuais – já podem ser sentidos e relacionados a uma nova realidade ambiental, que exigirá mudanças e adaptações em produtos e serviços por parte de fornecedores, obrigando os consumidores a compreenderem a situação para que não sofram com argumentos que desrespeitem os seus direitos.

Com este cenário em mente a Fundação Procon-SP começa a ampliar sua capacitação em mais esta frente para seguir com seu papel institucional de orientação e proteção ao consumidor, a partir da assimilação de conhecimento técnico e científico sobre a questão climática. Dessa forma, será possível desenvolver entendimentos e atuar de forma qualificada na defesa dos interesses dos consumidores paulistas.

Uma Comissão de Eventos Climáticos foi criada como ferramenta para ampliar o conhecimento dos especialistas do Procon-SP sobre as mudanças climáticas e estudar os impactos dessas mudanças nas relações de consumo. E a atividade vai acontecer no próximo dia 21 de fevereiro, com uma palestra do Professor Doutor Tercio Ambrizzi, diretor do Instituto de Energia e Ambiente da USP – Universidade de São Paulo, na sede da Fundação, na Capital. E em breve, uma parceria deve ser firmada com a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

“Esta é realmente uma importante iniciativa, pois os impactos devidos ao aquecimento global já estão acontecendo e poderão se intensificar mais ainda se nada for feito para mitigar as emissões dos gases de efeito estufa que contribuem para isso. O conhecimento do assunto, pela população e sua mobilização para atingir a meta de sua diminuição é de extrema relevância”, menciona o Professor Tercio.

Nestes dois casos, os objetivos são trazer o conhecimento técnico e científico sobre as mudanças climáticas e a repercussão destas na seara consumerista, bem como trocar informações relevantes para ações preventivas em grandes eventos ou situações de elevado impacto meteorológico, respectivamente.

Os eventos que levaram o órgão de defesa do consumidor a criar esta instância de estudos foram os de maior destaque no Estado ao longo de 2023, como a tragédia climática ocorrida no litoral norte há um ano; os problemas quando da realização de shows e espetáculos como transtornos por chuva intensa e por calor extremo; bem como os eventos que levaram à interrupção no fornecimento de energia por vários dias na Capital e região metropolitana de São Paulo.

Mas, o foco do Procon-SP está no futuro. “Todos estes acontecimentos interferem e devem impactar ainda mais o consumidor, como em novas configurações de apólices de seguros, questões relacionadas à logística que impliquem na distribuição e no preço das mercadorias; na reconfiguração de embalagens ou mesmo na formulação dos produtos, que precisarão ser acompanhadas e compreendidas para orientar e defender os cidadãos enquanto consumidores”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

O Procon-SP também deve envolver representantes de organismos oficiais multilaterais e demais organizações do sistema nacional de defesa do consumidor; do mundo acadêmico, além de organizações que representem setores empresariais, incluindo os de comunicação e marketing e todos os demais stakeholders com responsabilidade sobre a cadeia produtiva.

Com as informações trazidas por todos os convidados e parceiros, o Procon-SP desenvolverá estudos para poder atuar e eventualmente sugerir regulações adaptadas a uma nova realidade.

“Estes eventos exigem reflexões e evoluções na aplicação da legislação consumerista face a essa nova realidade, de forma a garantir eficácia na proteção dos interesses e direitos do consumidor – a parte mais fraca das relações de consumo”, finaliza Orsatti.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP