notícias & releases

MSD comunica recall do medicamento Zerbaxa

Medicamento apresenta possível contaminação pela bactéria Ralstonia pickettii

Publicado em 22 de fevereiro de 2021

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos, no que diz respeito ao recall do medicamento Zerbaxa, lotes aqui relacionados. A Merck Sharp & Dohme Farmacêutica Ltda. (MSD) deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

No comunicado a empresa informa ter identificado possível contaminação pela bactéria Ralstonia pickettii nos referidos lotes. Uma avaliação de segurança concluiu que há baixo risco de o medicamento ZERBAXA® conter a bactéria Ralstonia pickettii viável em quantidades suficientes para causar graves consequências adversas à saúde. Em pessoas saudáveis o risco de infecção é muito baixo. De toda forma, em indivíduos com o sistema imunológico comprometido, pode causar infecções tratáveis com assistência médica. Em casos extremos e sem assistência adequada pode se tornar severa e implicar risco de falecimento.

Os consumidores, hospitais, médicos e clínicas que tiverem os referidos lotes devem suspender a sua utilização e contactar o laboratório. Para mais informações disponibiliza o telefone 0800 012 2232, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, ou e-mail online@merck.com ou o site www.msd.com.br

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui