notícias & releases

Juros avançam em fevereiro

Pesquisa do Procon-SP verificou a variação das taxas médias do cheque especial e empréstimo pessoal

Publicado em 11 de fevereiro de 2015

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon do Estado de São Paulo, em 3 de fevereiro, aponta que as taxas médias do cheque especial e do empréstimo pessoal voltaram a apresentar alta.

De sete bancos pesquisados, quatro aumentaram suas taxas de cheque especial e as de empréstimo pessoal. As demais instituições permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 10,50% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 10,37% a.m., representando um acréscimo de 0,13 ponto percentual.

A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 7,64% para 8,19% a.m., o que significa uma variação positiva de 7,20% em relação à taxa de janeiro. O Safra registrou variação positiva de 2,63%, o Banco do Brasil, 0,44% e o Bradesco, 0,38%.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,01% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,85% a.m., representando um acréscimo de 0,16 ponto percentual.

A maior alta verificada foi no HSBC que alterou de 6,39% para 7,30% a.m., o que significa uma variação positiva de 14,24% em relação à taxa de janeiro. A Caixa Econômica Federal registrou variação positiva de 3,32%, o Banco do Brasil, 0,79% e o Bradesco, 0,62%

Confira a pesquisa completa aqui.

Neste período, o orçamento do consumidor continua sofrendo os reflexos dos gastos do fim do ano e das despesas típicas do começo do ano. Os juros continuam altos para o tomador de crédito, sendo assim é aconselhável refletir antes de contratar um empréstimo.

O consumidor deve analisar seu orçamento e, caso haja débitos pendentes no cartão de crédito ou utilização do limite do cheque especial, talvez a melhor saída seja contratar uma linha de crédito mais barata (com taxa de juro mais baixa) e quitar as pendências.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui