notícias & releases
Juros avançam em fevereiro
Pesquisa do Procon-SP verificou a variação das taxas médias do cheque especial e empréstimo pessoal
Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon do Estado de São Paulo, em 3 de fevereiro, aponta que as taxas médias do cheque especial e do empréstimo pessoal voltaram a apresentar alta.
De sete bancos pesquisados, quatro aumentaram suas taxas de cheque especial e as de empréstimo pessoal. As demais instituições permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior.
Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 10,50% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 10,37% a.m., representando um acréscimo de 0,13 ponto percentual.
A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 7,64% para 8,19% a.m., o que significa uma variação positiva de 7,20% em relação à taxa de janeiro. O Safra registrou variação positiva de 2,63%, o Banco do Brasil, 0,44% e o Bradesco, 0,38%.
Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,01% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 5,85% a.m., representando um acréscimo de 0,16 ponto percentual.
A maior alta verificada foi no HSBC que alterou de 6,39% para 7,30% a.m., o que significa uma variação positiva de 14,24% em relação à taxa de janeiro. A Caixa Econômica Federal registrou variação positiva de 3,32%, o Banco do Brasil, 0,79% e o Bradesco, 0,62%
Confira a pesquisa completa aqui.
Neste período, o orçamento do consumidor continua sofrendo os reflexos dos gastos do fim do ano e das despesas típicas do começo do ano. Os juros continuam altos para o tomador de crédito, sendo assim é aconselhável refletir antes de contratar um empréstimo.
O consumidor deve analisar seu orçamento e, caso haja débitos pendentes no cartão de crédito ou utilização do limite do cheque especial, talvez a melhor saída seja contratar uma linha de crédito mais barata (com taxa de juro mais baixa) e quitar as pendências.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação