notícias & releases

Implantes mamários

Procon-SP alerta sobre riscos à saúde das consumidoras

Publicado em 26 de julho de 2019
Anvisa informou nesta sexta-feira que irá suspender a comercialização, distribuição e importação de três tipos de implantes mamários produzidos pela empresa Allergan. Para o Procon-SP além da retirada do mercado, empresa também deve indenizar as pacientes e custear a remoção dos implantes.
 
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, produtos e serviços colocados no mercado de consumo não acarretarão riscos à saúde ou segurança dos consumidores. E quando identificado que o produto traz riscos, deve ser imediatamente retirado do mercado e comunicado aos consumidores. Não só o fabricante, mas também importador, comerciante e médico são solidários e devem ser responsabilizados pelos danos causados.
 
Para o Procon-SP – uma vez que a própria empresa e os órgãos de fiscalização, brasileiro e norte-americano, admitiram a incidência de câncer associado a implantes mamários, e a empresa estar promovendo o recolhimento das próteses mamárias e expansores de tecido texturizados – nenhuma consumidora pode ser obrigada a conviver com um produto dentro de si que potencialmente coloque em risco sua saúde.
 
Ainda que não haja recomendação de remoção ou substituição dos implantes e expansores por parte da Anvisa, o Procon-SP entende que ninguém é obrigado a ficar com um produto que pode gerar uma doença grave, só o retirando quando aparecer sintomas. Dessa maneira a fundação orienta as consumidoras que procurem seus médicos ou clínicas onde foram efetuados os procedimentos e solicitem a remoção ou substituição dos implantes.
 
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui