notícias & releases

I Congresso do Consumidor com Deficiência

Evento reuniu autoridades e profissionais que militam na área para debater a integração das pessoas com deficiência no mercado de consumo

Publicado em 17 de dezembro de 2020

Com abertura do secretário da Justiça de São Paulo Fernando José da Costa e do diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, e mediação do diretor da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, Marcus Pujol, o I Congresso do Consumidor com Deficiência reuniu na manhã de hoje (17/12) autoridades e profissionais que atuam na área. “Vamos fazer deste evento um divisor de águas”, observou o secretário da Justiça. “Que esse congresso não seja apenas uma discussão teórica, mas que sirva para colocarmos em prática a defesa dos direitos do consumidor com deficiência”, complementou Capez.

Os participantes, que iniciaram suas falas fazendo uma áudiodescrição de si próprios e do ambiente em que estavam, concordaram com a necessidade de ações para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência no mercado de consumo. O Brasil é signatário da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e conta com legislação específica prevendo que a discriminação configura crime, como lembrou Ricardo Tadeu, desembargador do TRT. “A deficiência está na sociedade, na medida em que esta não remove suas barreiras e discrimina toda uma coletividade”, apontou o desembargador.

A secretária estadual da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão, destacou que há mais de 3 milhões de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo e é preciso garantir igualdade de oportunidades a elas. Já o secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Cid Torquato, defendeu a necessidade de mostrar que o Procon-SP é um aliado dessa comunidade, para que as pessoas acionem a instituição em busca de seus direitos. Para o defensor Público Geral de São Paulo, Florisvaldo Fiorentino Júnior, a defensoria tem procurado avançar por meio de parcerias que façam valer a defesa das pessoas com deficiência.

Acessibilidade é para Todos

O jornalista e youtuber Marcos Lima, criador do canal Histórias de Cego, dividiu sua experiência de vida como pessoa cega e falou sobre as dificuldades de viver em uma sociedade que não promove a acessibilidade e que tem preconceito com esse grupo. Marcos ressalta que a falta de acessibilidade representa falta de autonomia e de independência e que trabalha para mudar essa realidade “Meu objetivo é que a sociedade me enxergue de uma forma diferente”.

A professora e pedagoga Ana Elvira, que fez sua palestra em libras, também contou um pouco de sua trajetória pessoal aos participantes do evento. Diagnosticada com surdez de grau severo bilateral na infância, Ana Elvira atualmente trabalha como instrutora de libras na rede pública. Para ela, as empresas não estão preparadas para promover o acesso desta comunidade e a promoção da acessibilidade é essencial para que a pessoa surda não se sinta uma estrangeira em seu próprio país.

Observou que, em razão da pandemia e a necessidade do uso das máscaras, a comunicação ficou ainda mais difícil, mas que existem máscaras que são transparentes e possibilitam fazer a leitura labial e observar a expressão facial.

Para a representante do movimento Web Para Todos, Simone Freire, acessibilidade é um tema com o qual todos devem se preocupar. Apesar de a sociedade contemporânea ser digital, situação que ficou ainda mais evidente em tempos de pandemia, há uma grande dificuldade das pessoas com deficiência em comprar, se informar, se relacionar, estudar e se divertir pela web. “Menos de 1% dos sites brasileiros está acessível e preparado para uma navegação sem barreiras”, revela Simone.

O evento marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 03 de dezembro, foi organizado pela Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) do Procon-SP e realizado de forma remota pela plataforma teams.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui