notícias & releases

Economia de energia elétrica

Procon-SP compartilha dicas de como economizar o consumo desse serviço essencial

Publicado em 5 de janeiro de 2021

O Procon-SP produziu uma série de posts com dicas para um uso consciente e racional de energia elétrica. Além de ajudar a não desperdiçar esse recurso natural e finito, a economia contribui com o equilíbrio do orçamento mensal.

Aproveitar ao máximo a luz solar, usar lâmpadas de led, não abrir a geladeira desnecessariamente, priorizar a compra de aparelhos domésticos com selo PROCEL A, ser rápido no banho, manter a chave do chuveiro no modo verão, juntar várias peças ao lavar e passar roupas são algumas atitudes que ajudam a economizar energia.

É importante também que o consumidor acompanhe as contas mensais, entenda o que está sendo cobrado e, na dúvida, procure o Procon-SP.

Veja outras dicas nas redes sociais do Procon-SP: Facebook, Instagram e Twitter.

Bandeiras Tarifárias

Desde 2015, vigora no país o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que sinaliza se haverá ou não acréscimo no valor da energia elétrica repassada ao consumidor final. São quatro modalidades – verde, amarela vermelha patamar 1 e vermelha patamar 2 – que variam conforme as condições de geração (mais ou menos custosas e favoráveis).

Na bandeira verde a tarifa não sofre acréscimo; na amarela, a tarifa sofre acréscimo de R$ 1,343 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos; na vermelha patamar 1, o acréscimo é de R$ 4,169 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos e na vermelha patamar 2, de R$ 6,243 para cada 100 quilowatts-hora.

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou que, em função de melhora na produção de energia elétrica, neste mês de janeiro de 2021, as contas voltem à bandeira amarela. Em dezembro de 2020, vigorou a bandeira vermelha patamar 2 em razão da queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e da retomada do consumo de energia.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui