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Consumidor hipervulnerável tem que ser ouvido, não importa como

Diretor Executivo do Procon-SP defende informação, educação e mais canais para atendimento dos consumidores, especialmente os hipervulneráveis; novas tecnologias para atendimento também devem ser considerada

Publicado em 4 de maio de 2023

 O Diretor Executivo do Procon-SP Wilton Ruas, participou nesta quinta-feira, 04/05, do evento “A Era do Diálogo”, no painel “Nova Lei do SAC: Como Garantir Resposta ao Consumidor Prioritariamente no Acesso Digital?”, mediado pelo professor do IDP Ricardo Morishita.

Iniciando o painel, Morishita propôs que os participantes falassem sobre os desafios para atender a esses novos consumidores hipervulneráveis no atendimento digital. Ruas afirmou que o atendimento, a partir da nova Lei do SAC, precisa considerar a informação sobre como funcionam as ferramentas de atendimento, a formação daqueles que recebem, de fato, as demandas e a disponibilização do máximo de canais de contato para os consumidores.

Abordando questões relacionadas ao propósito do atendimento ao consumidor, Ruas disse que a melhoria dos serviços e da satisfação dos clientes começa no entendimento do problema que ele apresenta ao fornecedor; passa pelo esclarecimento com o máximo de informação possível, chegando na resolubilidade da situação inicial apresentada.

Defendendo ainda que os fornecedores devem disponibilizar o máximo de canais de atendimento para seus clientes, o Diretor Executivo do Procon-SP disse que as aplicações de Inteligência Artificial, particularmente os chatbots semânticos, são opções viáveis para as empresas e devem ser consideradas, ainda que a opção de atendimento interpessoal deva existir.

“O consumidor costuma afirmar sua preferência por um atendimento humano pela expectativa de receber um melhor acolhimento para sua reclamação; mas, se a tecnologia contar com um amplo banco de dados e desenvolvimento, ela poderá fazer o que entendemos ser o mais representativo em todo o processo: entender a descrição do problema do consumidor e lhe fornecer uma explicação para o seu caso, resolvendo-o ou não, mas, “ouvindo-o”, não importa como”, afirmou Ruas.

Também participaram do painel Cristiana Camarate, Superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, Maria Eliza Mac Culloch, Coordenadora de Regulação e Autorregulação da Conexis Brasil Digital, e Nairo Vidal, Ouvidor do Bradesco. O Evento é promovido pelo Grupo Padrão editor da revista Consumidor Moderno.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP