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Combate aos preços abusivos
@proconsp fiscaliza e multa estabelecimentos que aumentam sem justificativa os preços de itens essenciais
Fornecedores que aumentam os preços de produtos essenciais de forma injustificada durante a pandemia da covid-19 estão sendo fiscalizados pelo @proconsp e serão multados. Alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção não devem sofrer elevação de preços em um momento em que a população já está sofrendo economicamente.
Até o dia 4 de junho, quase 4 mil farmácias, supermercados, hipermercados entre outros locais de 239 cidades do Estado de São Paulo foram visitados por fiscais da instituição; deste total, 89% (3506) foram notificados a apresentar notas fiscais para verificação de preços abusivos.
Consumidores têm denunciado por meio das redes sociais do @proconsp problemas relacionados ao novo coronavírus, entre problemas com preços e outros assuntos; já são mais de seis mil e duzentas denúncias. A ação dos fiscais também é pautada por esses relatos.
Atendimentos relacionados ao novo coronavírus
O total de atendimentos por questões relacionadas à covid-19, até dia 4 de junho, é de quase 17 mil casos, incluindo as denúncias nas redes sociais (6.283), consultas de assuntos em geral (4.005) e reclamações (6.668).
Entre as mais de 6 mil reclamações, agências de viagens e companhias aéreas são os setores mais questionados, com 52% e 24% do total, respectivamente. Há também demandas relacionadas a farmácias, lojas e mercados (11%), instituições financeiras (8%), ingressos e eventos (2%), programas de fidelidade e cruzeiros (1% cada).
Como denunciar, reclamar e obter orientações
O @proconsp disponibiliza canais de atendimentos à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS – ou via redes sociais; para as denúncias, marque @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento.
Procon-SP
Assessoria de Comunicação