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Cesta básica em março

Pesquisa revela segunda alta do ano na cesta básica; em março, aumento foi de 2%

Publicado em 12 de abril de 2016

Pesquisa da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, constatou que, em março, o valor da cesta básica paulistana teve alta de 2%. O levantamento, feito em convênio com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revela que o preço médio que, em 29/2/16, era de R$ 647,41, passou para R$ 660,38 em 31/3/16.

Por grupo, foram constatadas as seguintes variações: alimentação, 2,05%; limpeza, 2,17%; e higiene pessoal, 1,44%. A variação no ano é de 2,20% (base 30/12/2015).

A Pesquisa Cesta Básica Procon/Dieese é efetuada desde de 1990, a partir do perfil de uma família paulistana traçado com base na Pesquisa de Orçamento Familiar de São Paulo (POF/IBGE) e das Pesquisas de Consumo Alimentar no Município de São Paulo (DIEESE), o que resultou na definição de 31 produtos: 22 de alimentação, quatro de limpeza doméstica e cinco de higiene pessoal. Entretanto, com a mudança do perfil da família ao longo desses anos, sentiu-se a necessidade de atualizar o nosso levantamento tomando-se como referência a Pesquisa de Orçamento Familiar de São Paulo (POF/IBGE) 2008/2009, o que acarretou no acréscimo de oito novos produtos. Dessa forma, a Cesta Básica Procon/Dieese a partir de 2016 contempla 39 produtos (28 de alimentação, seis de limpeza doméstica e cinco de higiene pessoal).

No período de 1 a 31/3/16, os produtos que mais subiram foram:

batata (kg)
13,86%
leite UHT (litro)
8,24%
feijão carioquinha (kg)
7,99%
extrato de tomate (340/350g)    
7,25%
queijo muçarela fatiado (kg)
6,80%

As maiores quedas foram:

cebola (kg)-7,91%
água sanitária (litro)-3,36%
frango resfriado (kg)     -3,30%
farinha de trigo (kg)  
-1,18%
pão francês (kg)-0,72%

Dos 39 produtos pesquisados na variação mensal, 77% apresentaram alta, sete diminuíram de preço e dois permaneceram estáveis.

Veja aqui a pesquisa na íntegra.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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