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Black Friday
@proconsp divulgará boletins com informações sobre reclamações e consultas a cada duas horas
O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, divulgará a partir de 22 horas boletins com informações sobre a Black Friday, evento que inicia oficialmente à zero hora do dia 29 com descontos promovidos por diversos estabelecimentos comerciais. Os dados serão divulgados no site, redes sociais e os jornalistas terão acesso a fotos e vídeos com as orientações dos especialistas.
A cada duas horas serão informadas, além das reclamações e consultas registradas pelos consumidores, quais os principais problemas e as empresas mais reclamadas.
Especialistas do @proconsp estão atendendo em horário estendido para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados.
Na edição da Black Friday do ano passado foram registados 742 atendimentos – sendo 478 reclamações e 264 consultas (pelo telefone 151 e redes sociais). Os principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto – desconto oferecido sobre o preço do produto/frete não é real (145 demandas); produto/serviço não disponível (95 demandas); mudança de preço ao finalizar a compra (87 demandas); e pedido cancelado pela empresa após finalização da compra (79 demandas).
Dicas para as compras
Recomenda-se que o consumidor faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Observar o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
O consumidor deve evitar clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, o consumidor deve verificar se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Procon-SP
Assessoria de Comunicação