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Black Friday 2020

Maquiagem de desconto é o principal problema relatado pelos consumidores

Publicado em 27 de novembro de 2020

Com atendimento direcionado para a Black Friday desde a tarde da última quarta-feira (25/11), por meio de botão específico no site e aplicativo, até as 17hs desta sexta (27/11), o Procon-SP registrou 280 reclamações e 178 consultas e denúncias efetuadas pelas redes sociais, totalizando 458 atendimentos.

Das 280 reclamações registradas 77 (27%) foram sobre maquiagem de preço (desconto oferecido sobre o preço do produto e ou serviço não é real), seguida de produto e/ou serviço indisponível com 52 e mudança de preço ao finalizar a compra com 42.

A empresa mais reclamada até o momento é a B2W Companhia Digital (americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato) com 27 reclamações. Em seguida aparece Via Varejo (Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br), 19; Kabum Comércio Eletrônico S/A e Magazine Luiza, 18.

Dicas

– evite compras por impulso, analise seu orçamento;

– imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido;
– antes de finalizar a compra, observe o valor do frete e o prazo de entrega;

– confirme sempre o preço informado no carrinho virtual;

– cuidado ao clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais. Consulte sempre a página oficial da empresa;.

– desconfie de promessas muito atraentes ou de preço com valor muito abaixo do informado em outros sites;

– o site deve apresentar em local de destaque os seus dados (endereço físico, telefone, e-mail, cnpj e nome da empresa).

Como fazer sua reclamação

Independente do término da Black Friday, o Procon-SP ainda manterá em seu site (https://bit.ly/3lidaWB) e aplicativo espaço específico para quem tiver problemas pós evento. A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor.

Procon-SP

Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

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