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Aparelhos Huawei

Empresas do varejo, Google, Huawei e operadoras de telefonia respondem a notificação do Procon-SP

Publicado em 5 de junho de 2019
As empresas HUAWEI, GOOGLE, B2W, GRUPO GPA, MAGAZINE LUIZA, WALMART, VIVO, TIM, NEXTEL e OI responderam a notificação enviada pela Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, solicitando esclarecimento quanto notícia veiculada na imprensa relatando que celulares da empresa Huawei não terão atualização do Android devido a rompimento com a Google.
 
A Huawei informou que continuará fornecendo atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os seus produtos, cobrindo aqueles que já foram vendidos ou ainda estão em estoque. Porém a Google informa que segue regulamento emitido pelos EUA, e que nos termos do Temporary General License, será permitido que trabalhe com a Huawei até 19/8/19 em atualizações de software e correções de segurança para modelos de aparelhos já existentes.
 
As empresas de varejo e operadoras de telefonia repassam a responsabilidade para as empresas Google e Huawei e entendem que o cenário ainda se mostra confuso.
 
Nenhuma das empresas garante o reembolso de valores ou alternativas de utilização dos serviços.
 
A preocupação do Procon-SP é que os consumidores que adquiriram celulares Huawei tenham a expectativa frustrada de uso dos aplicativos Google. Ressalta-se que quando adquiriram o produto podem não ter sido informados de forma clara, prévia e adequada de eventual indisponibilidade de recursos operantes.
 
As empresas FAST SHOP, CARREFOUR e CLARO ainda não responderam a notificação.
 
O Procon-SP está acompanhando a situação e, caso o consumidor tenha algum tipo de prejuízo, tomará providências nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
 
 
  
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação