notícias & releases

Procon-SP apresenta cartilha de direitos do consumidor para indígenas

Desde 2023 a instituição mineira fornece orientação a consumidores indígenas e fornecedores locais; iniciativas são complementares e inclusivas e podem inspirar outros estados

Publicado em 15 de maio de 2025

Em um avanço significativo para a cidadania e a inclusão das populações indígenas, o Procon-SP apresentou ao Procon-MPMG sua cartilha de orientação sobre direitos do consumidor voltada especificamente para comunidades indígenas.

O encontro, realizado na última semana em São Paulo, abre caminho para a adoção do material também em Minas Gerais, após a devida tradução de acordo com a etnia a ser contemplada, ampliando o alcance de uma iniciativa que pode se tornar referência para outros estados.

Lançada em abril, a cartilha do Procon-SP foi construída a partir das demandas identificadas entre indígenas da aldeia Rio Silveira no município de Bertioga, no litoral paulista. O material reúne informações básicas sobre direitos e deveres nas relações de consumo e está sendo traduzido para o guarani, ampliando o acesso à informação e promovendo a inclusão daquela comunidade, que terão mais informações sobre relações de consumo.

A diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, Elaine da Cruz, destaca o caráter compartilhável da iniciativa. “Desde o início, nosso objetivo era que este conteúdo pudesse ser útil a outros estados. Saber que o Procon-MG também atua com foco nas comunidades indígenas reforça a relevância e o potencial de expansão desse trabalho”, afirma.

Desde 2023, o Procon-MPMG vem desenvolvendo ações junto a fornecedores que atuam próximos a territórios indígenas do município de Teófilo Otoni, com o objetivo de qualificar o atendimento e prevenir abusos nas relações de consumo.

Paralelamente, tem intensificado a escuta ativa e o diálogo com as próprias comunidades indígenas, promovendo ações educativas voltadas à conscientização sobre direitos do consumidor e fortalecimento da autonomia.

A partir do mapeamento dos territórios indígenas em Minas, temos realizado visitas para conhecer os hábitos de consumo e os principais desafios enfrentados por essas comunidades. Com base nesse trabalho de campo, também estruturamos ações específicas de educação para o consumo”, explica a assessora jurídica do Procon-MPMG, Regina Sturm.

A convergência entre as iniciativas de São Paulo e Minas Gerais aponta para uma atuação complementar, que considera de forma integrada tanto os consumidores indígenas quanto os fornecedores que com eles interagem.

Com a possível adoção da cartilha paulista em Minas e a replicação da abordagem mineira com fornecedores em São Paulo, os dois estados avançam na construção de um modelo de política pública inclusiva, que valoriza o respeito às diferenças culturais e o equilíbrio nas relações de consumo.

A proposta representa um exemplo concreto de cidadania e pode servir de inspiração para órgãos de defesa do consumidor em todo o Brasil, especialmente em regiões com presença significativa de comunidades indígenas.

Assessoria de Imprensa | Procon-SP