notícias & releases

Postos de combustível

61% dos postos de combustíveis e lojas de conveniência fiscalizados apresentaram irregularidades

Publicado em 20 de dezembro de 2016

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, constatou irregularidades em 463 postos de combustíveis e lojas de conveniências, durante o ano de 2016. Em 259 foram encontrados produtos vencidos. Ao todo foram visitados 753 estabelecimentos na capital e em mais 42 cidades no litoral e interior do estado.

 
Nas operações diárias realizadas pelas equipes de fiscalização foram encontrados, além dos produtos alimentícios nas lojas de conveniência, óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos vencidos, que se utilizados podem ocasionar o mau funcionamento dos veículos, podendo causar graves acidentes. Outras irregularidades encontradas foram a falta da informação do preço, em 190 dos estabelecimentos visitados, e publicidade enganosa.
 
Produtos automotivos vencidos
 
Óleos lubrificantes, fluídos de freio e aditivos após o vencimento passam a absorver a umidade e perdem suas características, e ao serem utilizados podem causar acidentes. O risco mais grave é do fluido de freio que é um produto que absorve umidade e se degrada, causa oxidação das peças e forma bolhas de ar. Com a formação das bolhas, a resposta do freio fica comprometida e o acionamento do pedal não terá a mesma resposta.
 
Publicidade enganosa
 
Outro motivo de autuação por parte das equipes do Procon-SP é a publicidade enganosa. Ela se configura quando o posto possui bandeira porém adquire combustível de outro fornecedor, ou quando o estabelecimento se utiliza de elementos similares de uma bandeira, da qual ela não faz parte, para induzir o consumidor a erro.
 
Como denunciar
Reclamações por problemas na aquisição de algum produto ou serviço prestado por por postos de combustível podem ser registrados no Procon-SP por meio do telefone 151; no Ipem-SP pelo 0800 013 0522; na ANP pelo 0800 970 0267 ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC) no telefone (11) 3338-0155.


Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui