PROCON.SP Pesquisa Cesta Basica
Cesta Básica
Conheça as variações dos produtos de alimentação, higiene e limpeza.
PROCON.SP Pesquisa Comparativo Precos
Comparativas de Preços
dos mais variados produtos
PROCON.SP Pesquisas Comportamentais
Comportamentais
Sobre diversos assuntos relevantes do mercado de consumo.
PROCON.SP Taxas de Juros Bancarios
Pesquisas Bancárias
Tarifas e Taxas de Juros
escolar
Outros Levantamentos

PESQUISAS

A Fundação PROCON.SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, realiza levantamentos de preços, taxas de juros e tarifas bancárias de produtos e/ou serviços no mercado de consumo, com a finalidade de informar o consumidor, permitindo-o o exercício da escolha consciente.

Além das pesquisas comparativas são também realizadas pesquisas comportamentais, com o objetivo de identificar os principais problemas de relação de consumo detectados no mercado, como também o perfil do usuário reclamante desse tipo de produto e/ou serviço.

Comparativas de Preços

Comportamentais

2019

Percepção do Consumidor

Segurança de Brinquedos

Produzido para ser utilizado por um consumidor considerado hipervulnerável1, o brinquedo deve garantir segurança aos seus usuários. Por essa razão, há uma série de normas e exigências que devem ser seguidas e consideradas por seus fabricantes e comerciantes. Essas normas são fiscalizadas tanto pelo INMETRO quanto pelo Procon e outros órgãos de proteção, mas cabe ao consumidor tomar alguns cuidados no momento de adquirir e oferecer um brinquedo a uma criança.

2019

Percepção do Consumidor

Mão de Obra Escrava e/ou Infantil nas Relações de Consumo

A relações de consumo envolvem questões que vão além da aquisição. Ao optarmos por um determinado produto ou serviço, estamos estimulando sua produção. Se algum meio ilícito foi utilizado na produção, podemos estar, mesmo sem querer, encorajando práticas ilegais ou que desrespeitem a dignidade humana, tais como a exploração de mão de obra escrava e/ou infantil.

2019

Percepção do Consumidor

Taxa de Conveniência

As empresas que promovem a venda de ingressos pela internet ou telefone usualmente cobram uma “Taxa de Conveniência”. Justificam tal cobrança pela facilidade que o consumidor teria de comprar um ingresso sem sair de casa, no entanto, os consumidores têm contestado a cobrança, por motivos variados, pois não percebem a real conveniência.

2019

Percepção do Consumidor

Patinetes Elétricos

Em face da oferta e utilização crescente de patinetes elétricos como alternativa de mobilidade urbana e considerando que na cidade de São Paulo a Regulamentação específica para o serviço de compartilhamento e uso desses equipamentos é bastante recente, investigamos a percepção dos consumidores sobre a oferta e utilização deste equipamento. A íntegra da pesquisa e seus resultados apresentamos a seguir.

2019

Percepção do Consumidor

Discriminação nas Relações de Consumo

As relações de consumo permeiam nosso cotidiano. São relações que ocorrem sempre na interação entre um ou mais consumidores e um ou mais fornecedores. Este último, por meio de seus dirigentes, funcionários ou terceiros. Nessas relações podem ocorrer infrações aos direitos do consumidor como também contra à cidadania, em especial discriminação e preconceito.

2019

Percepção do Consumidor

Gorjeta em Bares e Restaurantes

O pagamento é opção do consumidor, que deve ser informado, prévia e adequadamente, sobre o percentual sugerido que incidirá sobre o valor total da conta. Porém, infelizmente nem todos consumidores são adequadamente informados, conforme verificado, dentre outras constatações, na pesquisa sobre o tema, efetuada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP.

2017

Percepção do Consumidor

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento que se bem utilizada pode ajudar o consumidor no controle de suas finanças. Porém, se não utilizado corretamente é também um dos meios de pagamento que mais geram inadimplência e endividamento. Visando verificar o que de fato está ocorrendo com os consumidores após a entrada em vigor de novas regras, realizamos a pesquisa apresentada neste relatório.

Tarifas Bancárias

Serviços Prioritários e Pacotes Padronizados