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Procon-SP notifica Enel

Empresa deverá explicar sobre falta de energia por mais de 24 horas em bairros da zona oeste de São Paulo

Publicado em 21 de janeiro de 2022

O Procon-SP notificou a Enel Distribuição São Paulo pedindo esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica em razão da queda de árvores que aconteceu em São Paulo. De acordo com notícias veiculadas pela imprensa, a situação deixou bairros da zona oeste da cidade por mais de 24 horas sem energia.

A empresa deverá explicar quantos consumidores ficaram (ou ainda estão) sem energia elétrica em razão do ocorrido (detalhando por região), quantos são “clientes vitais” (aqueles que dependem de equipamentos de autonomia limitada, vitais à preservação da vida humana e que necessitam do fornecimento de energia elétrica para o seu funcionamento – conforme Resolução 414/10 da ANEEL); em quanto tempo o serviço foi (ou será) restabelecido, quais as providências para sanar o problema e como serão feitos os abatimentos dos valores nas faturas.

Deverá também explicar sobre como foram (ou estão sendo) feitos os atendimentos aos estabelecimentos comerciais e aos consumidores de maior vulnerabilidade (hospitais, ambulatórios, clientes vitais), se existe atendimento prioritário para esses casos e se há um canal específico para contato com a empresa.

Foram solicitadas informações sobre os seus canais de atendimentos – quantidade de reclamações; existência de canal específico para casos de falta de energia por queda de árvores; análise individual dos casos; prazo de solução, entre outras informações.

Plano de Ação Preventivo

O Procon-SP também quer saber se a empresa implementou um plano de ação preventivo para minimizar os danos sofridos pelos consumidores nos meses de janeiro e fevereiro (período de chuvas acentuadas).

Sobre o manejo e poda de árvores – que também são responsabilidades da empresa – o Procon-SP pede que a Enel explique como foi realizado o trabalho preventivo para evitar a falta de energia nos lugares mais atingidos por queda de árvores; quantos serviços de poda foram solicitados; quantos foram efetivamente realizados e qual o prazo para atender esses chamados.

A distribuidora de energia elétrica tem até segunda-feira (24/1) para responder aos questionamentos.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação