notícias & releases

Pesquisa de juros​

Taxa média do cheque especial sobe em janeiro

Publicado em 12 de janeiro de 2015

Pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon do Estado de São Paulo, em 6 de janeiro, aponta alta na taxa média do cheque especial e estabilidade na de empréstimo pessoal.

De sete bancos pesquisados, cinco aumentaram a taxa de cheque especial. Já no empréstimo pessoal, apenas um banco elevou sua taxa. Os demais permaneceram com os mesmos índices praticados no mês anterior.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 10,37% a.m., superior à do mês anterior, que foi de 10,15% a.m., representando um acréscimo de 0,22 ponto percentual.

A maior alta verificada foi na Caixa Econômica Federal que alterou de 7,03% para 7,64% a.m., o que significa uma variação positiva de 8,68% em relação à taxa de dezembro. O Bradesco registrou variação positiva de 6,55%, o Banco do Brasil, 1,67%, o HSBC, 0,65%, e o Itaú, 0,57%

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados manteve-se em 5,85% a.m., mesmo percentual do mês anterior.

A única alta constatada foi no Banco Bradesco, alteração de 6,45% para 6,49% a.m., variação positiva de 0,62% em relação à taxa de dezembro.

Comparando as taxas médias de janeiro do ano passado com as de janeiro deste ano, verificou-se alta de 0,45 ponto percentual na modalidade de empréstimo pessoal e de 1,89 ponto percentual na modalidade de cheque especial.

Confira a pesquisa completa aqui.

O Procon-SP recomenda que o consumidor evite gastos nesse momento, pois no início do ano as despesas aumentam não só pelas dívidas contraídas no fim do ano passado, como também pelos impostos devidos IPVA, IPTU, além de despesas com material e matrícula escolar.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

Atenção Consumidor

Novos Atendimentos:
– Para cadastrar novas Consultas ou Reclamações, clique aqui.

Acompanhar Atendimentos:
– Para acompanhar Atendimentos dos Fornecedores Comgás, Samsung, Via Varejo e Vivo cadastrados a partir de 03.05.2021, clique aqui
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados até 03.07.2021, clique aqui.
– Para acompanhar Atendimentos cadastrados a partir de 04.07.2021, clique aqui