Existem no Brasil mais de dez modelos de plugues e também de tomadas diferentes, o que faz que alguns desses modelos acabem por gerar várias situações perigosas aos usuários, tais como choque elétrico e sobrecarga na instalação elétrica. O padrão foi desenvolvido para ajudar a trazer mais segurança para os usuários.
Devido ao novo formato da tomada padrão, sextavada (talhada em seis faces), os usuários, em especial as crianças, correm menos riscos de choque. Além disso, o padrão permite adaptação de voltagens diferentes, tendo em vista que no país se trabalha com mais de uma voltagem. O novo modelo ainda ajuda a combater o desperdício de energia.
O novo padrão de tomada é compatível com a maioria dos plugues de dois pinos comercializados no Brasil, não sendo necessário a compra de produtos com plugues novos, ou da imediata troca de todas as tomadas. Para aqueles que não se encaixarem no padrão, poderão ser utilizados adaptadores, sendo o ideal, porém, a troca da tomada ou plugue.
De acordo com a Resolução nº 8 – 2009 do CONMETRO, os plugues de 2 (dois) ou 3 (três) pinos, as tomadas fixas ou móveis de 2 (dois) ou 3 (três) contatos, o cordão conector, o cordão prolongador e o cordão de alimentação, desmontáveis ou não desmontáveis, incorporados ou comercializados isoladamente deverão ser comercializados, por atacadistas e varejistas a partir de 01 de janeiro de 2011.
Os plugues de 2 (dois) ou 3 (três) pinos, as tomadas fixas ou móveis de 2 (dois) ou 3 (três) contatos, o cordão conector, o cordão prolongador e o cordão de alimentação, desmontáveis ou não desmontáveis, quando incorporados ou comercializados em aparelhos elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos deverão ser comercializados, por atacadistas e varejistas a partir de 01 de julho de 2011.
Os órgãos responsáveis para o cumprimento e fiscalização da Resolução em todo território nacional serão o Inmetro e as entidades de direito público a ele vinculadas por convênio de delegação.