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Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

3) Atendimento ao Consumidor

O que é?
Serviço de atendimento e orientações gerais sobre os direitos e deveres dos consumidores nas relações de consumo.

Pelo telefone 151 o que posso fazer?
# Orientações de consumo
# Consulta ao cadastro de empresas reclamadas
Importante: somente para chamada originadas no município de São Paulo, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 17h00;

Pelo site do Procon SP o que posso fazer?
# Orientações de consumo;
# Consulta ao cadastro de empresas reclamadas;
# Consulta a lista de sites que devem ser evitados;
# Ranking de Atendimentos do Procon-SP;
# Acesso a plataforma Consumidor.gov (canal alternativo para registro de reclamação);
# Programa de Apoio ao Superendividado;
# Bloqueio de recebimento de ligações de telemarketing;
# Consulta ao Banco de Dados Recall; 
# Orientações de consumo e possibilidade de registro de reclamações contra fornecedores quando, após análise dos fatos e documentos, constatar-se lesão ou ameaça a direito do consumidor;

Pelos perfis oficiais no Twitter e Facebook o que posso fazer?
# Orientações de consumo

O que posso fazer pessoalmente nos Poupatempos?
# Orientações de consumo;
# Registro de reclamações de consumo;
# Desbloqueio de senha do Programa Nota Fiscal Paulista;
# Registro de reclamação da Nota Fiscal Paulista;
# Registro de denúncias relacionadas a Discriminação Racial nas relações de consumo;

Quais são os Poupatempos que tem atendimento do Procon SP?
# Sé (Praça do Carmo, s/nº - São Paulo (utilize a saída do Metrô Sé da Rua Anita Garibaldi);
# Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176/258 - São Paulo - SP (próximo ao Largo Treze de Maio);
# Itaquera (Av. do Contorno, 60 - São Paulo - SP (ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô).
Importante: atendimento de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 19h00 e aos sábados, das 07h00 às 13h00, mediante agendamento.

Como agendar atendimento pessoal?
# Posto Itaquera: o agendamento é realizado pela internet, basta clicar aqui ou baixar o aplicativo SP Serviços.
# Posto Sé ou Santo Amaro: pelo telefone 151 que funciona de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 08h00 às 17h00 ou pessoalmente no posto de interesse no período da manhã, em razão das limitações de senha para o primeiro atendimento.

O Procon SP atende pessoalmente em outro local?
Sim, também é possível obter atendimento nos Centros de Integração da Cidadania – CIC:
 
# CIC SUL: Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim São Luis - Telefones (11) 5514-0182/5369 - Atendimento: 3ª a 6ª feiras - 09h:00 às 15h:00
# CIC LESTE: Rua Padre Virgilio Campello, 150 - Itaim Paulista - Telefone (11) 2562-3355 - Atendimento: 3ª a 6ª feiras - 09h:00 às 15h:00
# CIC OESTE: Estrada de Taipas, 990 - Jaraguá - Telefone (11) 3942-5898 - Atendimento: 3ª a 6ª feiras - 09h:00 às 15h:00
# CIC NORTE: Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Jaçanã - Telefone (11) 2249-5384 - Atendimento: 3ª a 6ª feiras - 09h:00 às 15h:00
# CIC FEITIÇO DA VILA: Estrada de Itapecerica, 8.887 -Capão Redondo - Telefone (11) 5824-1102 - Atendimento: 3ª, 5ª e 6ª feiras das 09h:00 às 15h:00
# CIC CASA DA CIDADANIA: Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 - casa 19 - Jabaquara - Telefone: (11) 5021-5376/6624 - Atendimento: 4ª feiras das 09h:00 às 15h:00
# CIC GRAJAU: Rua Pinheiro Chagas, s/nº - Parque Alto Rio Bonito - Telefone (11) 3241-4053 - Atendimento: 4ª feiras das 09h:00 às 15h:00
# CIC DO IMIGRANTES (atendimento apenas para Imigrantes): Rua Barra Funda, nº 1020 - Barra Funda - Telefone: (11) 3115-2048 - Atendimento: 2ª feiras das 09h:00 às 15h:00

O que posso fazer pela Caixa Postal 152 do Procon SP?
# Orientações de consumo
# Registro de reclamações

O que posso fazer pelo aplicativo Procon.SP - Cadastro de Reclamação Fundamentada?
Em versões Android e IOS, aplicativo para smartphones oferece:
# Consultar a relação das empresas mais reclamadas no Procon SP;
# Consultar perguntas e respostas sobre direitos do consumidor;
# Acessar o Código de Defesa do Consumidor;
# Consultar a lista “ Evite Esses Site”;
# Consultar a lista dos canais de atendimento do Procon.SP;
# Visualizar vídeos educativos.

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Se desejar outras orientações, envie sua dúvida para a equipe do Procon SP através de nosso canal de Atendimento Eletrônico.

Atendimento Eletrônico

 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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