Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

4. Atividades com crianças (teatro de fantoches e biblioteca animada)

As crianças são alvo das campanhas de marketing e publicidades que as convidam a entrar no mercado de consumo cada vez mais cedo. Se não forem bem orientadas, podem se tornar consumistas e vítimas de muitos problemas causados por formas inadequadas de consumo.
 
Levar ao público infantil questões importantes como o tema consumo exige cuidado na forma como o tema é apresentado, para que desperte atenção e participação das crianças, atingindo os objetivos do trabalho. Para tanto, desde 2007, a Fundação Procon utiliza dois instrumentos importantes: o Teatro de Fantoches e a Biblioteca Animada.
 
Os personagens Sapolino, Sr. Vicentino, Joãozinho e Dona Benedita, se revezam nas peças infantis “Como é Bom Ter um Amigo Experiente” e “Não Acredite em Tudo que o Comercial Apresenta”, que abordam os temas alimentos e publicidade, respectivamente.
 
A experiência mostrou que o público da terceira idade também demonstrou simpatia por esse instrumento de trabalho, portanto, foi desenvolvida uma peça dirigida a ele: “Vamos Cuidar da Nossa Água”, que aborda questões relativas ao uso da água e cuidados na compra de lotes.
 
Após as apresentações, são realizadas atividades complementares que visam discutir os temas abordados.
 
A Biblioteca Animada, que acompanha o Teatro, promove atividades através de temas relacionados ao consumo. São realizadas leituras e dramatizações, num ambiente especialmente montado para acolher o público.
 
Mais informações escreva para edu.consumo@procon.sp.gov.br

Esta informação foi útil?




Se desejar outras orientações, envie sua dúvida para a equipe do Procon SP através de nosso canal de Atendimento Eletrônico.

Atendimento Eletrônico

 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados