Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

5. Oficina para o idoso

A população idosa cresce a cada ano. Com o aumento da expectativa de vida, o idoso permanece ativo por mais tempo interagindo nas relações de consumo. O mercado de consumo ciente deste fenômeno, hoje já produz muitos bens e serviços direcionados a esse público.
 
 
 
 Por isso, a Fundação Procon elaborou a oficina “Consumo e o Idoso” que aborda diversos aspectos dos direitos e deveres relacionados às questões de consumo que afetam de maneira especial o consumidor idoso.
 
 
 
 A oficina consiste numa dinâmica educativa que, por meio de atividade lúdica, visa a atrair a atenção desse público, principalmente no tocante às práticas de mercado que tem o idoso como foco principal de armadilhas. Além de fornecer as orientações necessárias tanto para a prevenção quanto para a solução desses problemas, a oficina tem o objetivo de fortalecer a atuação do idoso enquanto cidadão no mercado de consumo.
 
 
 
 O conteúdo abrange noções sobre o que é a relação de consumo; práticas abusivas,  tais como abordagens agressivas de venda fora do estabelecimento comercial (rua, moradia, internet); garantia e problemas de produtos e serviços; influência da publicidade; cartão de crédito; empréstimo consignado; endividamento; transporte e outros assuntos.
 
 
 
 Essa atividade é realizada, gratuitamente, tanto na capital quanto no interior, por meio dos Núcleos Regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: órgãos públicos, ong’s, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.
 
 
 
Observações:
  • A oficina tem duração de duas horas.
  • São fornecidas publicações relativas ao tema abordado.
  • Mais informações e solicitações de agendamentos,  realizar contato pelo        e-mail edu.consumo@procon.sp.gov.br (capital e grande SP) e para cidades do interior, consultar os Núcleos Regionais (clique aqui)
 
Conheça as demais atividades oferecidas pela Fundação Procon/SP.  (clique aqui)

Esta informação foi útil?




Se desejar outras orientações, envie sua dúvida para a equipe do Procon SP através de nosso canal de Atendimento Eletrônico.

Atendimento Eletrônico

 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados