Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

1. Palestras gratuitas para consumidores em geral

 
A Fundação Procon São Paulo com o objetivo de promover a informação e educação sobre os direitos e deveres do consumidor, ministra palestras para os consumidores em geral, cujos conteúdos abordam, por meio de linguagem clara e acessível, os principais pontos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor e outras legislações pertinentes.
 
 
 
 Essas atividades são realizadas, gratuitamente, na sede da Fundação e em outros espaços, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: escolas públicas, órgãos públicos, ong’s, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos.
 Veja abaixo, as atividades oferecidas tanto na capital quanto no interior, por meio dos Núcleos Regionais de Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
 
 
 
DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR 
 
 
 
 A palestra oferece informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas.
 
 
 
 O conteúdo é desenvolvido a partir de exemplos práticos, extraídos do universo de reclamações recebidas pela Fundação Procon, com objetivo de levar educação e orientação de um modo geral. Portanto, a palestra não tem o propósito de solucionar dúvidas de consumo individuais do consumidor ou do fornecedor. Para consultas específicas, procurar os seguintes canais de atendimento: consumidor (clique aqui) e fornecedor (clique aqui).
 
 
 
 ORIENTAÇÃO FINANCEIRA
 
 
 
 O mercado financeiro, já há algum tempo, passou a facilitar a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros.
 
 
 
  Visando a orientar os consumidores, jovens e adultos, oferecemos palestra gratuita que aborda de forma prática e didática, incluindo dicas, os seguintes assuntos: importância da educação financeira; como fazer um orçamento; sugestão de planilha; tipos de créditos; endividamento; cadastro de proteção ao crédito; regularização de cheques sem fundos; consumismo e aspectos emocionais do consumo.
 
 
 
Observações:
  • A duração de cada atividade é de duas horas.
  • São fornecidas publicações relativas ao tema abordado.
  • As palestras gratuitas são dirigidas a consumidores.
  • Os interessados em participar das palestras oferecidas na sede da Fundação Procon/SP (capital) devem se inscrever pelo nosso site (clique aqui)
  • Mais informações e solicitações de agendamentos, realizar contato pelo e-mail edu.consumo@procon.sp.gov.br   (capital e grande SP) e para cidades do interior, consultar os Núcleos Regionais (clique aqui)
  
Conheça as demais atividades oferecidas pela Fundação Procon/SP. (clique aqui)
 

Esta informação foi útil?




Se desejar outras orientações, envie sua dúvida para a equipe do Procon SP através de nosso canal de Atendimento Eletrônico.

Atendimento Eletrônico

 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados