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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall - Motos Yamaha

8/12/2008

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores

A Yamaha Motor do Brasil Ltda convocou, em 8 de dezembro, os proprietários das motocicletas MT-01, ano/modelo 2007/2008, abaixo identificados, a comparecerem, à rede de Concessionárias Autorizadas Yamanha  para agendar a substituição gratuita dos espelhos retrovisores.
 
 Modelo 
 Ano/Modelo    
A partir do          chassi            
 Até o   chassi  
    Quantidade de      motocicletas afetadas
 no Brasil    
MT01     
2007/2008
 JYARP181**A000301      
  JYARP181**A002563                         
 121
                                                                                                                             
No comunicado, a empresa informa que foi observado que, em decorrência da vibração natural a motocicleta durante o seu uso, há a possibilidade de trinca na parte plástica dos espelhos retrovisores, com risco de ruptura total das peças, deixando o condutor sem os referidos equipamentos.
 
Os espelhos retrovisores são equipamentos obrigatórios para sua circulação em vias públicas, conforme Resolução CONTRAN nº 14, de 6 de fevereiro de 1998.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
A Yamaha Motor do Brasil disponibiliza o telefone 0800 774 3738 e o site www.yamanha-motor.com.br para mais esclarecimentos.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
08/12/08
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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