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Recall Dell

5/12/2008

Procon-SP orienta sobre o recall de baterias de notebooks

A Dell Computadores do Brasil anuncia um novo recall de baterias da marca Dell com células fabricadas pela Sony. A empresa orienta os proprietários das referidas baterias a procurarem a empresa a fim de fazerem a substituição do acessório que, em circustâncias raras, podem superaquecer, gerar faíscas e fogo.
 
Portanto, até que a bateria seja verificada e, eventualmente substituida, o consumidor deve interromper imediatamente sua utilização. E para seguir utilizando seu notebook com segurança, desligue o sistema, retire a bateria e utilize um adaptador AC e um cabo de força (carregador) para energizar seu sistema.
 
Os lotes de baterias foram fabricados entre 9 de novembro de 2004 e 11 de abril de 2005 e foram comercializados em modelos de computadores Dell Latitute e Inspiron ou vendidos separadamente como batérias secundárias.
 
A empresa ressalta que somente as baterias estão sujeitas à substituição e não os notebooks, e disponibiliza o website www.dellbatteryprogram.com ou o telefone 0800 970 3355 para que o consumidor verifique se sua bateria faz parte desta lista ou para obter mais informações.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos do fornecedor ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

05/12/2008
Assessoria de Imprensa
Procon-SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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