Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fundação PROCON SP

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Tarifas Bancárias

28/11/2008

Procon-SP constata que tarifas avulsas podem custar menos ao consumidor

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou um levantamento dos valores das tarifas bancárias (serviços prioritários e pacotes padronizado) de dez instituições financeiras (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal – CEF, HSBC, Itaú, Nossa Caixa,  Real, Safra, Santander e Unibanco) com o objetivo de orientar o consumidor quanto a melhor maneira de controlar e racionalizar o gasto com tarifas.
As tabelas, com vigência a partir de 31/10, foram coletadas nos próprios sites das instituições, em 02/10. Também foi feito um comparativo com as tabelas vigentes em 30/04 (coleta realizada em 01/04).
 
Dentre os itens comparados constatou-se que a maior diferença na cobrança de tarifas ocorreu na transferência entre contas na própria instituição (presencial ou pessoal): enquanto a CEF cobra    R$ 1,00, o Banco Real realiza o mesmo serviço por R$ 4,50, o que representa uma diferença de 350%.
 
Das dez instituições analisadas, três – Banco do Brasil, Real e Santander – mantiveram o valor de todas as tarifas em comparação com as praticadas em 30/04, as demais promoveram as seguintes alterações:
 
BRADESCO
- Passou a oferecer e cobrar – 03 serviços (DOC/TEDagendado(P), (E) e (I)) *.
 
CEF
- Redução em 19 tarifas, sendo a maior variação negativa: 71% (EXTRATOmovimento (P)) *;
- Passou a não cobrar – 01 serviço (DEPÓSITOidentificado)*.
 
HSBC
-Redução em 10 tarifas, sendo a maior variação negativa: 16,67% (EXTRATOmovimento(E) e   (C))*;
– Passou a não cobrar – 02 serviços (CHEQUE VISADO e DEPÓSITOidentificado)*.

Itaú
- Redução em 01 tarifa de 66,67% (CADASTRO)*;
-Aumento em 02 tarifas, sendo a maior variação positiva: 13,33% (ADIANT.DEPOSITANTE )*.
 
Nossa Caixa
-Redução em 05 tarifas, sendo a maior variação negativa: 50% (TRANSF.RECURSO(P))*;
- Aumento em 04 tarifas, sendo a maior variação positiva: 157,14% (FOLHACHEQUE e CHEQUE TB/TBG - este último item sofreu reajuste mesmo com o serviço suspenso temporariamente)*;
– Deixou de fornecer 02 serviços: DOC/TEDeletrônico e agendado(E)*.
 
Safra
- Redução em 18 tarifas, sendo a maior variação negativa: 66,67% (2ª via-CARTÃODÉBITO e 2ª via-CARTÃOPOUPANÇA)*.
 
Unibanco
- Aumento em 22 tarifas, sendo a maior variação positiva: 7,14% (FOLHACHEQUE)*;
- Passou a cobrar - 01 serviço (SAQUEcorrespondente)*.
*Nomenclatura padronizada pelo Banco Central (BACEN) e visualizada no extrato dos clientes.
 
Confira as Tabelas individuais de cada instituição financeira:
 
BB            Bradesco              CEF            HSBC           Itaú           
 
Real         Safra          Santander              Unibanco              Nossa Caixa      
 
Serviços Prioritários
 
A padronização da nomenclatura dos serviços prioritários possibilita que o consumidor constate com mais facilidade as diferenças significativas nos valores das tarifas entre os bancos. Como exemplo desta vantagem, apresentamos abaixo as três maiores diferenças entre a maior e menor tarifa praticada pelos bancos que cobram pelo serviço:
 
Serviço: Transferência entre contas na própria instituição – presencial ou pessoal
Maior valor: R$ 4,50 (Real)
Menor valor: R$ 1,00 (CEF)
Diferença de 350%
Valor Médio: R$ 1,82
 
Serviço: Cheque de transferência bancária (TB e TBG)
Maior valor: R$ 1,70 (Real)
Menor valor: R$ 0,40 (Unibanco)
Diferença de 325%
Valor Médio: R$ 1,29
 
Serviço: Confecção de Cadastro para início de relacionamento
Maior valor: R$ 120,00 (Unibanco)
Menor valor: R$ 30,00 (CEF)
Diferença de 300%
Valor Médio: R$ 60,50

Confira a Tabela Geral
 
 
Pacote Padronizado
 
 
Após comparar o pacote padronizado (pessoa física), com vigência a partir de 31/10, a pesquisa do Procon – SP constatou que o valor médio deste pacote é de R$ 21,36, sendo que o menor valor cobrado é de R$ 15,00 (CEF e Itaú) e o maior de R$ 28,10 (Unibanco), o que representa uma diferença de 87,33%. Na análise de 30/04, o valor médio era de R$ 21,40 (redução de 0,19%).
 
Na comparação entre os pacotes padronizados praticados em 31/10 e 30/04, verificou – se as seguintes alterações:
 
Banco Safra: reduziu o preço do pacote de R$ 28,00 para R$ 26,00 (- 7,14%);
Unibanco: aumentou o valor de R$ 26,50 para R$ 28,10 (6,04%).
 

Confira a Tabela 2
 
Cliente Hipotético (pessoa física)
 
O cliente hipotético estipulado pelo Procon-SP, é titular de uma conta corrente que utiliza regularmente Remessa Domiciliar de Talão de Cheques – 01 por mês;Renovação do Cadastro (serviço prioritário) – cobrança semestral e os serviços essenciais gratuitos abaixo relacionados (sem extrapolar as quantidades mensais pré – estabelecidas pelo BACEN):
 
- Cartão de débito;
- 10 folhas de cheque por mês;
- Fornecimento de 2ª via do cartão de débito, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista;
- Até 04 saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso ou em terminal de auto-atendimento;
- 02 extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento;
- Consultas pela Internet;
- 02 transferências de recursos entre contas na própria instituição por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela Internet;
- 01 compensação de cheques;
- 01 extrato consolidado, até 28/02 de cada ano, a partir de 2009, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.
 
Com base nesse perfil verificou-se que o cliente que tiver controle de sua conta e não extrapolar as quantidades pré-estabelecidas das tarifas essenciais gratuitas gastará, em média, R$ 11,05, valor este bem inferior a média do pacote padronizado de R$ 21,36, que corresponde a uma diferença de 93,30%.
 
Convém salientar que os serviços utilizados pelo perfil hipotético são diferentes dos oferecidos no pacote padronizado, já que o pacote é para cliente que movimenta a conta corrente só com cartão (sem cheque).
 
No comparativo entre as tarifas praticadas em 31/10 e 30/04/08 com base no cliente hipotético, verificou-se que das dez instituições financeiras, sete mantiveram o valor e duas alteraram, conforme abaixo:
 
- Nossa Caixa: alterou o valor mensal de R$ 9,13 para R$ 11,13, o aumento de 21,94% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de renovação de cadastro de R$ 20,00 para  R$ 32,00;
- Unibanco: alterou o valor mensal de R$ 12,50 para R$ 12,80, o aumento de 2,40% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de envio de talões de cheques de R$ 5,00 para  R$ 5,30.
 
Obs.: Não foi efetuada a comparação com o Banco Safra, uma vez que em 30/04/08 não fez parte da análise comparativa, porque não informou se fornecia o serviço de remessa domiciliar de talão de cheques. 
 
Confira a Tabela 3
 
28/11/2008
Assessoria de Imprensa
Procon - SP


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados