Recall Volvo

11/3/2008

Ford Motor Company Brasil convoca proprietários de modelos C70 e S40 para inspeção do sistema de freios

A Ford Motor Company Brasil Ltda. convocou em 11 de março, os proprietários dos veículos marca Volvo C70 e S40, ano/modelo 2007/2007, abaixo identificados, a contatarem a rede de distribuidores Volvo para inspeção do sistema do freio e, em caso de vazamento, substituição do cilindro mestre e do reservatório do fluido de freio.

Veículo C70
Nº de Série dos Chassis
YV1MC68597J023495

Veículo S40
Nº de série dos Chassis
YV1MS685972297879
YV1MS685972297748
YV1MS685972297762

No comunicado, a empresa informa que há possibilidade de ocorrer um vazamento de óleo do cilindro mestre do freio, causado pelo desgaste prematuro da vedação de borracha do cilindro. O referido vazamento reduzirá gradualmente a capacidade de frenagem, obrigando o condutor a aplicar mais força sobre o pedal do freio, o que, conseqüentemente, fará com que o componente se deteriore até a perda de sua funcionalidade. Com a perda da funcionalidade dos freios, poderão ocorrer acidentes.

A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.

A Volvo informa que o atendimento se dará a partir de 13 de março de 2008 e disponibiliza o telefone 0800 7077590 e o site www.volvocars.com.br para mais esclarecimentos.

O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

11/03/08
Assessoria de Imprensa /Procon-SP