Procon discute planos de saúde

10/4/2006

Debate mobilizou Procons municipais

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, realizou nos dias 5 a 7 de abril, em Barretos, o 6º Encontro Regional Procon-SP 30 anos com as regiões administrativas de São José do Rio Preto e Barretos. O evento foi organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Barretos, Procon local e com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que coordenou conjuntamente o seminário "Regulação dos Planos de Saúde".

Cornélio Junior

O Encontro Regional abordou temas como "A Importância dos Procons Municipais para a Efetivação do Sistema Estadual na Defesa do Consumidor", que foi ministrado por Robson Santos Campos, diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP; e "Planos de Saúde", ministrado pela técnica da Fundação Procon-SP, Renata Molina.

O seminário "A Regulação dos Planos de Saúde" apresentou as últimas alterações da legislação dos planos de saúde, a Lei 9.656. Foram abordados temas como: A Importância dos Movimentos Sociais na Regulação da Saúde Suplementar; e a Formação de Preços dos Planos de Saúde. Além disso, foram ministradas palestras sobre "Reajustes dos Planos de Saúde"; "Acomplanhamento e Monitoramento das Operadoras"; "Cobertura Assistencial e Carência"; "Urgência e Emergência", e "Doenças e Lesões Preexistentes".

O 6º Encontro Regional, que integra o calendário Procon-SP 30 Anos, contou com a presença de, aproximadamente, 120 integrantes do corpo técnico e diretivo dos Procons municipais de São Paulo. Entre as autoridades que participaram estavam o prefeito de Barretos, Emanuel Mariano de Carvalho, o secretário municipal de saúde, José Luiz Yunes, a diretora do Procon municipal de Barretos, Ana Carolina R. G. Ávila Lima, o representante dos Procons municipais da região de Barretos, Valter Cláudio Júnior, o secretário executivo do Fórum de Procons municipais do Estado de São Paulo e coordenador do Procon de São José dos Campos, Sérgio Augusto Werneck de Almeida e a presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Elisa Lucas.

10/04/06
Procon-SP / Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania