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Procon-SP notifica Ford

18/2/2008

Procon-SP notifica Ford sobre recall de veículos da marca Troller.
 
A Ford Motor Company Brasil Ltda convocou, em 14 de fevereiro, os proprietários dos veículos marca Troller Picape Pantanal, modelos 2006 e 2007, com números de chassis identificados em documento anexo, a contatarem o Centro de Atendimento da Ford para receber orientações quanto ao recolhimento dos referidos automóveis.
 
No comunicado, a empresa informa que, dependendo da utilização do veículo, há o risco de aparecimento de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade. Foi constatada também a possibilidade de perda de estabilidade e controle direcional em manobras bruscas, podendo causar acidente.
 
Não obstante as informações prestadas pela Ford, a Fundação Procon-SP notificou a empresa à prestar esclarecimentos quanto as providências adotadas com relação aos consumidores que devolverem seus veículos.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato.
 
Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Caso o consumidor encontre qualquer dificuldade no atendimento do recall, com relação a valores e/ou prazos para a indenização, poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP.
 
A Ford Motor Company Brasil Ltda., sucessora por incorporação da Troller Veículos Especiais Ltda, disponibiliza o telefone 0800 703-3673, escolhendo a opção, ou o site WWW.troller.com.br para receber as devidas orientações.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
A Fundação Procon-SP atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
Anexa a relação dos números dos chassis
 
15/02/08
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Fones: 3824-7011 / 7168 / 6967


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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