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Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

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Recall Land Rover

18/2/2008

Ford Motor comunica recall de veículos Land Rover Freelander 2 HSE

Procon-SP orienta sobre os direitos dos consumidores
 
A Ford Motor Company Brasil Ltda. convocou, em 16 de fevereiro, os proprietários dos veículos marca Land Rover modelo Freelander 2 HSE com teto solar, data de fabricação em 2007/2008, abaixo identificados, a contatarem a rede de distribuidores Land Rover para o reparo das canaletas do teto solar por meio de instalação de um kit de reparo da abertura do painel.
          
Nº de Série dos Chassis
SALFA27BX7H000201 a SALFA24A48H087347
 
No comunicado, a empresa informa que foi constatado que o esforço excessivo entre o clipe de fixação do teto solar e a canaleta, durante sua operação, poderá ocasionar a quebra dos clipes, gerando resíduos que podem provocar o travamento do sistema do teto solar. A obstrução do mesmo poderá desencaixá-lo do mecanismo de deslizamento. Caso tentado o destravamento de forma manual, com a aplicação de uma força vertical, poderá causar o destacamento completo do vidro do teto solar do veículo, podendo causar acidentes.
 
A Fundação Procon-SP entende que por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros, o atendimento deve ser de imediato. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.
 
A Land Rover informa que o atendimento se dará a partir de 25 de fevereiro de 2008 e disponibiliza o telefone 0800 012 2733 e o site www.landrover.com.br para mais esclarecimentos.
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que: "O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
 
18/02/08
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Fones: 3824-7011 / 7168 / 6967


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
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