Seu navegador não suporta scripts. Por favor, acesse este site utilizando outro navegador de sua preferência.

Fundação PROCON SP

Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania de São Paulo

Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor

Enviar por email Imprimir notícia


Recall veículos DaimlerCrysler

11/9/2007

Empresa convoca proprietários dos veículos Classe S e Classe CL. Procon - SP orienta consumidores.

A DaimlerChrysler do Brasil Ltda. convocou, em 10 de setembro, os proprietários dos veículos  da marca Mercedes-Benz modelos Classe S e Classe CL, ambos com motor V8,  chassis abaixo identificados, a contatarem a rede de concessionárias da marca para a substituição da mangueira de distribuição do fluido da suspensão.
 
Modelo - Classe S, motor V8, ano de fabricação 2000 a 2004
Chassis -  WDBNF73W3 2 A 278125 a WDBNG75W1 4 A 411221
 
Modelo - Classe CL, motor V8, ano de fabricação 2000, 2001 e 2004  
Chassis - WDBPJ75W4 1 A 007836 a WDBPJ74W8 4 A 041820
 
No comunicado a empresa informa que a mangueira de distribuição do fluido da suspensão pode apresentar vazamento com risco de princípio de incêndio, podendo causar ferimento aos ocupantes do veículo.
 
A Fundação Procon-SP alerta aos consumidores para que atendam imediatamente a este chamado tendo em vista a possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança dos usuários do veículo e de terceiros. Atenção: o recall envolve os modelos adquiridos de fábrica/concessionária ou de pessoa física. Se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor. A DaimlerChrysler disponibiliza o telefone 0800 970 9090 e o site www.mercedes-benz.com.br
 
O Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.  
   
O que diz a lei
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:  “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.
 
§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários".
 
Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.
 
Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.  
 
Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda - ou efetuar reclamação - da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé - Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro - R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera - ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 - CEP 01061-970 - SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.
 
11/09/07
Assessoria de Imprensa /Procon-SP
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


 
Para orientações e denúncias ligue para 151. O horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 17h.
Fundação Procon - SP - Todos os direitos reservados